Agora não tem volta. O Messenger do Facebook também tem o bendito ‘Stories‘. Já falamos aqui diversas vezes a funcionalidade desse tal Stories, mas vamos lá de novo: você posta uma foto ou vídeo que desaparecem depois de 24 horas. Mark Zuckerberg deve estar sem ideias.
A gente bem que avisou. No nosso post Novidade: Facebook Stories? Boatos ou é verdade? Saiba tudo! nós relatamos a alta possibilidade do Facebook adotar a moda do ‘Stories’. O que a gente não sabia, no entanto, é que antes disso o WhatApp também lançou essa funcionalidade. E antes dos boatos começarem o Instagram também lançou a funcionalidade!
A única diferença são os filtros e o nome. Whatsapp Status, Instagram Stories e agora o mais novo Messenger Day. Não vou me estender na explicação sobre como funciona a ferramenta, você pode entender no post Whatsapp: uma nova ferramenta; não tão nova assim.
A pergunta agora é: será que o senhor Zuckerberg esgotou a sua criatividade ou será que o recalque é tão forte por não ter conseguido comprar o Snapchat?
Vamos explicar a história das redes sociais:
- O WhatsApp surgiu em 2009, por Brian Acton e Jan Koum.
- O Instagram foi criado por Kevin Systrom e Mike Krieger em 2010.
- O Snapchat também foi criado em 2010, por Evan Spiegel.
- O Facebook veio bem em antes, em 2004, criado por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes e, apesar de ser bem forte no mercado, estava perdendo espaço para as outras três redes sociais. Veja no gráfico:
- Observe como o Snapchat e o Whatsapp cresceram rapidamente e diminuíram a hegemonia do Facebook. O Instagram, por outro lado, não era tão forte mas mesmo assim tinha o seu lugar ao sol.
- Zuckerberg, que não é bobo nem nada, comprou o Instagram por 1 bilhão de dólares em 9 de abril de 2012. Isso foi apenas 2 anos depois do seu surgimento, quando a rede começava a crescer.
- Em 2012, a primeira tentativa de competir com o Snapchat foi a criação do Poke pelo Facebook. O app deixava disponível as fotos e vídeos compartilhados em apenas segundos, mas o registro ficava armazenado nos servidores, diferentemente do Snapchat que apagava. Não vingou.
- Em 2013, Zuckerberg fez a oferta de 3 bilhões de dólares para Evan Spiegel e Bobby Murphy pelo Snapchat. Eles recusaram. Spiegel, o criador da rede afirmou que: “poucas pessoas no mundo têm a chance de construir um negócio como este. Trocar isso por algum ganho de curto prazo não é muito interessante”.
- A cruzada do Facebook continuou e em 2014 criou Slingshot, que seguia mesma linha do Snapchat mas com uma condição diferente: você só recebia as fotos/vídeos se você mandasse também. Não vingou.
- Também em 2014, o Facebook comprou o Whatsapp pelo montante 16 bilhões de dólares em 19 de fevereiro, sendo 4 bilhões em dinheiro e o resto em ações do Facebook.
- Em agosto de 2016, o Instagram adicionou o Stories à sua funcionalidade.
- Em fevereiro de 2017 o WhatsApp adicionou o Stories à sua funcionalidade.
- E agora em março, o Facebook Messenger (que a plataforma de chat da rede) adicionou o Stories à sua funcionalidade.
E aí, o que você acha? Falta de criatividade ou recalque? Os usuários respondem:
Vix!
Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases. Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira também nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis!
Toda semana um Vídeo novo no Canal MB. Acesse no Instagram para ver mais!