Como a Learning Management System (LMS) pode ajudar a fidelizar clientes e aumentar o Lifetime Value (LTV) das empresas.

A importância da Learning Management System (LMS) para fidelizar clientes

A Learning Management System, ou LMS, é uma plataforma de aprendizagem que tem sido amplamente utilizada por instituições de ensino e professores autônomos. No entanto, ela também tem conquistado espaço nas empresas, principalmente para desenvolver e fidelizar clientes nos setores B2C e B2B. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental buscar técnicas e ferramentas que contribuam para a diferenciação dos negócios.

A LMS é uma plataforma que promove o treinamento dos clientes, permitindo que eles possam aproveitar ao máximo todos os benefícios do produto ou serviço adquirido. Isso influencia diretamente na métrica Lifetime Value (LTV), que representa o valor do tempo de vida do cliente. Ou seja, a potencial receita gerada pelo cliente para a organização a partir do momento em que é fidelizado. Quanto mais eficiente for o processo de aprendizagem, maior será o LTV da empresa.

Um cliente fiel é um ativo valioso para qualquer empresa, pois além de realizar novas compras, ele também pode indicá-la para potenciais compradores. Pesquisas mostram que clientes satisfeitos recomendam uma marca para amigos e familiares. A LMS é uma ferramenta crucial para promover a satisfação dos clientes, pois oferece conteúdo de alta qualidade, que serve de apoio e garante o aprendizado do público consumidor.

A plataforma de aprendizagem é uma tendência do mercado, visto que permite o treinamento a distância, com mais controle sobre as operações e gestão de clientes, já que todas as informações sobre eles ficam armazenadas em um único local. Além disso, ela é econômica, visto que todos os procedimentos são realizados virtualmente, dispensando a necessidade de uma estrutura física, o que costuma elevar os custos.

Como funciona o treinamento dos clientes

O treinamento dos clientes tem um foco específico, sendo composto por ações pontuais que visam solucionar algum tipo de falha de comunicação. Essa inconsistência pode ter sido originada na aprendizagem de como utilizar o produto ou no entendimento do cliente sobre os processos internos da empresa. O objetivo é fazer com que o cliente entenda melhor a importância da empresa prestadora do serviço e dissemine os benefícios que obteve por meio da contratação, o que funciona como um marketing espontâneo para atrair mais compradores.

Imagine uma situação em que a companhia recebe 40 pedidos diários de atendimento. Se metade desses usuários conseguissem solucionar os seus problemas sozinhos, ao final do mês seriam 400 atendimentos a menos, com clientes mais satisfeitos e alinhados com o serviço da organização. Pode-se afirmar que a LMS tem um ROI (Retorno Sobre Investimento) alto, pois a educação dos clientes traz economia a médio prazo.

Personalização com os objetivos da empresa

O treinamento dos clientes contribui para mantê-los interessados e envolvidos com a empresa depois da empolgação inicial, que normalmente acontece no momento da compra. Isso eleva o nível de satisfação com o produto. Para tanto, é preciso fazer com que eles continuem encontrando valor na companhia prestadora do serviço.

Nesse contexto, um dos principais benefícios oferecidos pela LMS é a sua alta capacidade de personalização. A plataforma pode ser adequada às necessidades e objetivos da empresa, dos colaboradores responsáveis por prestar suporte e, principalmente, dos clientes. Desse modo, alinha-se o planejamento da companhia à atividade educativa, o que aumenta as chances de obter bons resultados.

A finalidade dos treinamentos é fornecer atualizações sobre os produtos, apresentar novas ofertas e trazer dicas sobre como maximizar o uso e o potencial do produto adquirido. Para criar uma estratégia de treinamento de clientes, é importante analisar quais são os objetivos que ele deve alcançar.

O que não pode faltar em uma plataforma LMS

A LMS é uma plataforma de aprendizagem que deve oferecer aos clientes uma experiência agradável e eficiente. Para isso, alguns recursos são fundamentais:

Interface moderna e intuitiva

A plataforma deve ser descomplicada para que não gere mais dúvidas no cliente. É necessário que ela tenha uma interface moderna e intuitiva para que o usuário tenha uma experiência tranquila, conseguindo chegar ao conteúdo que deseja com poucos cliques.

Gameficação

O uso da gameficação possibilita a criação de conteúdos mais interativos. Por meio de jogos com teores educativos, a empresa faz com que o cliente analise o desenvolvimento das suas competências e habilidade enquanto avança nas lições. É indicado acrescentar um sistema de pontual, classificação por nível e medalhas.

Responsividade

A plataforma deve ser responsiva para que o cliente possa acessá-la por meio de qualquer dispositivo, com um design que resulte em uma experiência agradável.

Grupos dinâmicos

Os alunos da plataforma devem ser separados de acordo com os seus interesses de aprendizagem. Dessa forma, pode-se criar grupos por notas obtidas ou tipos de conteúdos consumidos, por exemplo. Com base na segmentação dos clientes é possível atender melhor as suas necessidades.

Aplicativos mobile

O aplicativo pode mostrar videoaulas, bem como dar acesso às ferramentas mais relevantes do site. É indicado gerar notificações de conteúdos adicionados para que o cliente se mantenha sempre atualizado.

Interação

A LMS não deve ser vista como uma página final, mas sim como um meio que alavanca o usuário. Uma empresa que comercializa softwares, por exemplo, pode integrá-los à solução educativa para treinar os clientes.

Relatórios

A plataforma deve gerar relatórios de localização, de grupos e campos customizáveis. Com o levantamento de informações, a companhia tem a oportunidade de aperfeiçoar não só as ferramentas, mas também os seus produtos continuamente.

Treinamentos básicos a avançados

As opções mais utilizadas são textos, videoaulas, gravações de áudio, infográficos, chats e fóruns. O ideal é combinar as alternativas para que não fiquem cansativas ao longo do treinamento. Também há a necessidade de classificar os treinamentos entre básicos e avançados para que os clientes possam buscar informações de acordo com o seu nível de conhecimento.

Facilidade em atualização dos conteúdos

A LMS é uma plataforma flexível, o que traz mais facilidade para atualizar os conteúdos ou até mesmo corrigir falhas.

Conclusão

A LMS é uma plataforma de aprendizagem que permite às empresas fidelizar clientes por meio de treinamentos personalizados e eficientes. Ela oferece conteúdo de alta qualidade, que serve de apoio e garante o aprendizado do público consumidor. Além disso, é uma ferramenta que permite o treinamento a distância, com mais controle sobre as operações e gestão de clientes. A finalidade dos treinamentos é fornecer atualizações sobre os produtos, apresentar novas ofertas e trazer dicas sobre como maximizar o uso e o potencial do produto adquirido. Por isso, investir em uma plataforma LMS pode ser a chave para o sucesso da sua empresa.

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