Em um cenário altamente competitivo com diversos estímulos de vendas, e o comportamento do consumidor mudando em diversos momentos, a grande missão das empresas é conseguir proporcionar uma boa experiência de compra aos seus clientes fidelizados e principalmente aos potenciais compradores. Mas como criar relações duradouras? A resposta está nas emoções.
O que você busca transmitir ao seu consumidor?
Nesse blog post mostramos como criar essa conexão com base no uso de storytelling com dados, preparado?
O PODER DAS EMOÇÕES NAS DECISÕES DE COMPRA
O comportamento do consumidor é amplamente impulsionado por emoções. Estudos demonstram que cerca de 95% das decisões de compra são feitas de maneira subconsciente. Isso acontece porque as emoções desempenham um papel crucial no processo de tomada de decisão. As empresas que conseguem criar uma experiência emocional envolvente conseguem criar laços com seus clientes, fidelizando-os e principalmente agregando valor aos seus produtos/serviços.
STORYTELLING: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS QUE CONECTAM
O storytelling (ou a arte de contar histórias) é uma das ferramentas que vem sendo cada vez mais eficazes em criar conexões emocionais com os consumidores. Ao compartilhar uma narrativa autêntica, as marcas têm a oportunidade de envolver seus clientes de maneira profunda, Mais do que simplesmente vender um produto, o storytelling permite que a marca conte uma história que desperte emoções convidando seus clientes a embarcarem nessa jornada, sentindo-se parte da história da empresa. Estando para além da compra.
RELACIONAMENTO PÓS COMPRA
Um dos maiores erros que as empresas cometem é negligenciar o relacionamento pós-compra com seus clientes. Quando você investe em experiências personalizadas, ofertas exclusivas e um atendimento diferenciado, está humanizando sua marca e demonstrando preocupação genuína em oferecer o melhor para o cliente, criando uma relação de confiança.
Poucas empresas sabem, mas existem ferramentas poderosas de otimização, como a ElevaWeb , que utiliza inteligência artificial humanizada para transformar o atendimento da sua empresa, tornando-o mais eficiente e próximo do seu cliente.
Leia também: Jornada de compra e seu impacto na estratégia.
COMUNICAÇÃO PERSONALIZADA: FALANDO DIRETAMENTE COM SEU PÚBLICO
Como mencionamos, a comunicação personalizada é um ponto essencial para criar uma experiência emocional e eficaz. Quando as marcas falam diretamente com o consumidor, oferecendo uma mensagem que ressoe com a sua necessidade, elas conseguem criar uma conexão mais forte. Personalizar a comunicação não significa apenas utilizar o nome do cliente no e-mail, mas entender suas preferências, comportamentos de consumo proporcionando ofertas exclusivas.
O uso de storytelling com dados é fundamental aqui nessa etapa. Por isso é muito importante coletar e analisar informações sobre os seus consumidores e dica de ouro: ficar de olho em como seus concorrentes se comportam!
CONCLUSÃO:
Transformar experiências em conexões emocionais.
Quando uma marca decide criar o seu próprio storytelling ela se torna um diferencial no mercado.
Checklist:
Para iniciar criando um bom storytelling com dados, é importante:
- filtrar o comportamento do seu consumidor sendo através dele originando suas ideias alinhado aos valores da empresa e seus produtos/serviços.
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