Marketing 2023: 5 tendências para sua empresa vender mais

A mudança é a única ordem possível para 2023. A cada minuto, o marketing usa a tecnologia para atualizar formas, linguagens e lugares em que são feitas compras e vendas pela internet.

No cenário de incerteza econômica global, onde a maioria das pesquisas são realizadas por celular e o uso de assistentes de voz só cresce a cada ano, é sensato que sua empresa esteja conectada aos hábitos de seus clientes atuais e futuros.

Para manter o ritmo de bons negócios, conheça as principais tendências do marketing digital que devem se concretizar no próximo ano e mantenha sua marca prosperando!

Marketing em 2023

Estratégias personalizadas e IA

As estratégias personalizadas e baseadas na experiência, com recursos de automação, chatbots e assistentes de voz, devem ganhar mais espaço ainda a partir de 2023.

Ao mesmo tempo, a inteligência artificial terá um papel maior na produção de conteúdo, otimização de anúncios, atendimento ao consumidor e apresentação de produtos de forma mais customizada.

Quando se trata de estratégia de marketing, note que as empresas usam as informações disponíveis e algoritmos para personalizar cada vez mais as campanhas.

Em breve, os consumidores terão mais controle sobre a própria experiência digital e mais clientes estarão dispostos a compartilhar informações se sentirem que estão recebendo algo em troca.

Contudo, é preciso lembrar que as empresas devem ser transparentes sobre como coletam essas informações e por que precisam delas para que as experiências dos consumidores em torno de produtos ou serviços melhorem com o tempo.

Realidade virtual

Tecnologias como a realidade aumentada têm sido frequentes para muitas marcas, pois permite sobrepor conteúdo digital sobre objetos do mundo real. Esse recurso é usado principalmente para ajudar clientes a visualizar como um produto fica em sua própria casa ou corpo.

A projeção é de que as indústrias relacionadas ao metaverso movimentem até 2 trilhões de dólares até 2025.

Vídeos envolventes no celular

Seja no TikTok ou Kwai, nos shorts do YouTube, status do WhatsApp, reels ou stories do Instagram e Facebook, os vídeos em formatos verticais continuam um player notável no marketing.

Enquanto as redes aperfeiçoam as funcionalidades de e-commerce, o audiovisual expande a capacidade de contar histórias que comovem, ensinam e divertem audiências enormes em poucos segundos.

Outro destaque é a queda no uso de computadores desktop, que se explica com a ascensão dos smartphones como entretenimento e comunicação.

Com o tempo médio de uso do celular sendo de quatro a cinco horas por dia, o básico é assumir que essas pessoas desejam consumir informações de qualidade, navegação fácil e amigável e resolver problemas.

Dados no centro da estratégia

Do varejo ao metaverso, você não pode ignorar o potencial dos dados para o marketing em 2023.

Definir estratégias a partir de dados e não achismos é decisivo para o sucesso. De acordo com estudo do Google, 77% das empresas analisadas não integram esse recurso em campanhas, demonstrando uma oportunidade imensa de se destacar da concorrência.

Ao rastrear a experiência do consumidor entre canais e otimizando para um melhor envolvimento do cliente, essa segmentação permite o anúncio certo alcançar o público certo no momento certo.

Assim, os dados podem ser usados para melhorar a jornada de relacionamento do cliente e tomar melhores decisões, mas também para otimizar suas campanhas e prever tendências.

Site para vender

Como proprietário de uma empresa, você provavelmente está ciente da importância da tecnologia em suas operações diárias. Mas você já pensou em quanto os dados são fundamentais para consolidar o marketing da sua empresa? E como é possível combinar essas informações para você prosperar?

Sua melhor aposta? Comece a planejar agora e prepare-se para mudanças drásticas antes que elas aconteçam!

A Mercado Binário é uma martech pioneira no uso de inteligência artificial em estratégias de marketing e usa dados em anúncios realmente relevantes ao consumidor.

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