O que é pesquisa de mercado e seus benefícios

Quando iniciamos um negócio nos preocupamos com sua identidade visual, seu branding e todos elementos visuais que possam chamar a atenção de futuros clientes. Mas ao iniciar um empreendimento é muito importante fazer uma pesquisa de mercado, engana-se quem pensa que ela funciona apenas para negócios físicos ela é fundamental para o ambiente digital também! 

 

Índice:

  1. O que é pesquisa de mercado
  2. Entenda sua importância
  3. Como fazer uma pesquisa de mercado 
  4. Dica de conteúdo
  5. Conclusão

 

O QUE É PESQUISA DE MERCADO?

Engloba você analisar seus concorrentes, tanto diretos quanto indiretos. A pesquisa de mercado é uma ferramenta estratégica onde você realiza uma análise completa do ambiente onde sua empresa pretende atuar ou já está inserida. Através dessa pesquisa é possível analisar quais pontos e estratégias estão funcionando e quais comportamentos é bom evitar. É como ter um mapa detalhado antes de iniciar uma jornada. Ela permite também identificar lacunas no mercado, entender as necessidades que as empresas já inseridas não estão atendendo as necessidades de seus consumidores, e posicionar seu produto ou serviço de forma mais assertiva.

 

ENTENDA SUA IMPORTÂNCIA

Vai muito além de conhecer a concorrência. Ela é a base para todas as decisões estratégicas do seu negócio, reduzindo riscos e despesas desnecessárias. 

Identificação de oportunidades → Definição de preços estratégicos → Otimização de recursos → Conhecimento profundo do público.

 

Leia também: Melhores frases para vendas para atrair clientes.  

 

COMO FAZER UMA PESQUISA DE MERCADO

 

DEFINA UM OBJETIVO:
  • Seja claro sobre quais informações você quer coletar. Objetivos claros direcionam toda a pesquisa.
DEFINA SEU PÚBLICO-ALVO:
  • Defina quem são as pessoas que você precisa pesquisar. Crie personas detalhadas considerando idade, renda, comportamento, localização e interesses.
ANALISE A CONCORRÊNCIA:
  • Mapeie seus concorrentes diretos e indiretos. Visite seus sites, analise suas redes sociais, seu ponto de venda. Observe suas estratégias de marketing, preços e feedbacks de clientes.
COMPILE TODAS INFORMAÇÕES:
  • Organize todos os dados coletados e anote seus insights.

 

Utilize também ferramentas gratuitas como:

 

DICA DE CONTEÚDO:

Com todas informações coletadas você pode inserir no famoso “briefing” nele você coloca todas as informações necessárias sobre o seu negócio evitando gargalos na comunicação interna da sua empresa.  Esse briefing você pode atualizar sempre que achar necessário. Separamos um vídeo onde ensinamos como criar um briefing utilizando inteligência artificial, de forma rápida, segura e prática! 

 

 

CONCLUSÃO:

Você está buscando atingir seus objetivos com mais rapidez e praticidade? Conte com a performance da Mercado Binário, gerenciamos suas campanhas trazendo leads qualificados integrando IA no seu negócio. Entre em contato com um de nossos especialistas, clique aqui e conheça nosso serviço!  

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog. Quer ficar por dentro do universo de IA e aproveite para assinar nossa newsletter!

 

 

 

 

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter