O que preciso saber para começar minhas estratégias de marketing?

Se você decidiu adotar a estratégia de criação de conteúdo para o seu site, você já está em um caminho muito melhor que muitas empresas. A criação de conteúdo para o marketing digital – inbound marketing – tem se mostrado uma estratégia extremamente eficaz para as marcas. O objetivo desta estratégia, resumidamente, foca em transformar os consumidores em “amigos da marca” antes mesmo de torná-los clientes.

Isso funciona pois o inbound marketing trabalha em um caminho diferente ao outbound marketing – ou marketing tradicional. Ao invés de invasivo, como os anúncios de TV, por exemplo, o inbound faz com que o consumidor vá até a marcaAssim, a marca, além de se tornar amiga do cliente, torna-se referência para o consumidor.

E quando começamos a enxergar os resultados do marketing digital entendemos a necessidade em aumentar os investimentos nessa área.

Mas o que é marketing digital?

A grosso modo, o inbound marketing é uma estratégia de criação de conteúdos para alimentar o site da empresa. Mas não pode ser qualquer tipo de conteúdo, eles precisam ser relevantes para o seu consumidor. E assim, sua marca vira referência no segmento de atuação.

Para isso, é feito todo um estudo: quais são os objetivos da empresa? Quem é o seu cliente? Em quais redes sociais o seu cliente está? O que ele procura na internet? Como posso ajudá-lo?

Como iniciar a produção de conteúdo para o meu site?

Primeiramente, trace metas e objetivos claros! Em qualquer área da nossa vida é importante ter bem definido qual o seu objetivo. E para o sucesso da estratégia de marketing digital, o planejamento de conteúdo precisa ter como base um alvo realista e que justifique sua execução. Responda duas questões:

  • O que você quer com a criação de conteúdo?
  • Aonde você quer chegar em X tempo (meses)?

Os seus objetivos podem ser variados: você pode querer gerar mais leads, aumentar o tráfego do seu e-commerce, fortalecer a relação entre marca e cliente, divulgar um novo produto/serviço, etc.

Metas, por outro lado, são mais quantitativas. Por exemplo: gerar 10 mil novos leads em 8 meses; aumentar para 30% a conversão em vendas do tráfego do seu site vindo do blog, e por aí vai.

É importante ter isso bem claro, pois os seus objetivos e metas definirão toda sua estratégia de inbound marketing.

Quem é o meu público-alvo?

Você tem um pet shop e resolve fazer um anúncio. Seu principal serviço é o banho e tosa de cachorros. Qual anúncio você acha que é ideal: deixar um cachorro latindo em frente às câmeras, já que o serviço em questão é “diretamente” para ele? Ou você direciona para os donos de cachorros, que são os tomadores de decisão e quem assiste ao anúncio?

Lembre-se que o seu público-avlo não é o consumidor final, mas sim o decisor final de compra. Para facilitar a vida de quem planeja o conteúdo de marketing, é importante definir uma parsona, que nada mais é do que a “personificação” do seu público-alvo. Transformar todo um grupo em uma única pessoa.

Uma boa forma de definir sua persona é estudando seus clientes atuais.

  • Quem são eles?
  • O que eles fazem?
  • O que querem?
  • Como se enxergam?
  • Como usam o seu tempo?
  • Do que gostam?
  • O que procuram?

É importante saber tudo sobre o seu público, desde como compram seus produtos até o que fazem nas horas vagas. E para isso, basta fazer uma pesquisa com os seus clientes atuais. Identifique os seus hábitos e questione-os como e por que eles são seus clientes.

Ao definir a sua persona, agora você sabe para quem está falando. Assim, você também pode responder questões como: quais são as maiores dúvidas do meu cliente? Como meu conteúdo pode resolver o problema das pessoas? Como o meu blog poderá ajudar a minha persona a tomar uma decisão de compra mais segura?

Muitas questões podem contribuir para a definição do seu cliente ideal, mas o foco principal da sua estratégia de conteúdo deve ser como sua marca irá ajudar a sua persona.

Defina os temas

Uma das questões levantadas quando falamos sobre persona foi identificar como podemos ajudar o cliente. Para definir os temas que você abordará na sua produção de conteúdo, você precisa ter essa resposta bem clara.

Como falamos no início, o inbound marketing tem como objetivo, também, tornar a marca referência. Então, você precisa identificar as dores do seu cliente, saber o que ele pesquisa (no Google, por exemplo), em que ele precisa de auxílio, e o que a sua empresa pode fazer por ele.

Conte uma história

Identificou e compreendeu sua persona? Agora será necessário estudar qual o tipo de linguagem mais adequada para dialogar com ela. O mesmo exemplo do pet shop que usamos acima se aplica aqui. É preciso saber quem é a sua persona para saber como falar com ela. Lembre-se que o marketing digital funciona com uma comunicação bilateral, na qual os dois lados (marca e consumidor) tem voz, então é importante saber conversar com o seu cliente.

Talvez, mais importante que estar bem ranqueado no Google é o seu conteúdo contar uma história ao seu público. Isso aumentará suas chances de estabelecer esse bom relacionamento que o marketing digital busca.

A Nike, por exemplo, conta uma história que “se você tem um corpo, você é um atleta”. E essa história tem dado certo e estimulando a venda de produtos. É importante que essa história fique fixada no subconsciente dos seus leads.

Faça do seu cliente o herói. A sua história deve centralizar como o cliente descobriu um problema e o resolveu com ajuda da sua empresa, e como ele se sente com o seu produto/serviço.

Ao formular a história que você busca contar, elementos como desafios, frustrações, problemas, vilões, metas, objetivos, sonhos e resultados podem ajudar. Avalie quais mensagens serão usadas: mais desconstruídas ou ainda um pouco conservadoras.

Escolha com ATENÇÃO suas palavras-chaves

Agora que você sabe quem é sua persona, o que ela gosta, o que procura, do que precisa e também já sabe que história irá contar, o próximo passo é definir as palavras-chaves. Elas têm como principal função otimizar o seu site, conseguindo o melhor posicionamento nos sites de busca (Google, Yahoo, Bing).

Ferramentas como SEMRush são muito úteis para identificar quais são as melhores palavras-chaves para a sua área ou segmento.

Qual o melhor canal para falar com a sua persona?

Você definiu quem é sua persona, o que ela precisa e como falar com ela, mas onde ela está? Bom, se estamos falando de estratégias de marketing digital é óbvio que vamos procurar na internet, mas em quais redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter – ou qual a melhor plataforma para falar com ela, blog, canal no YouTube, podcast?

Você não pode criar o conteúdo e esperar que o cliente simplesmente venha até você. Vá até a sua persona. Leve o seu conteúdo a ela. Faça com que sua persona te veja, te note.

Escolha a melhor ferramenta – lembre-se que definir uma ferramenta não exclui as outras – para se comunicar com o seu público e a domine. Não adianta de nada você identificar que o seu cliente acessa conteúdo pelo YouTube e você não entender nada sobre vídeos, por exemplo.

Crie um calendário editorial para organizar suas tarefas

Construa um cronograma – anual, mensal, semanal, diário ou como você preferir –  para organizar a frequência da publicação dos seus conteúdos. Defina os temas, títulos, o tipos de conteúdo da jornada de compra (meio de funil, por exemplo), o formato (blog, e-book, podcast, vídeo, infográfico, etc.), as palavras-chaves, quem irá produzir, a data de publicação, enfim, centralize tudo que é relevante à produção do conteúdo em um único lugar.

Acompanhe os resultados de seu planejamento de conteúdo

Ok, seu planejamento de conteúdo está pronto e rodando linda e perfeitamente. Mas do que adiantou você estipular suas metas e objetivos – lá no começo – se você não pode comprovar os resultados?

É importante estabelecer índices e avaliar métricas para saber se o objetivo estipulado está sendo alcançado. Concentre-se nos indicadores mais relevantes para o seu negócio, como vendas e geração de leads.

Se os resultados não estão bons, avalie sua estratégia. Veja o que pode estar dando errado e conserte, ou tente aplicar novas estratégias. Mas para não ficar nadando na areia é importante avaliar os resultados. Se você precisar de ajuda em qualquer parte do processo, deixe o marketing com especialistas e contrate uma agência.

Leia também: Qual o tempo para ver resultados em estratégias de marketing de conteúdo?

Gostou desse conteúdo? Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis! Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter