Otimize a comunicação da sua empresa com o Processamento de Linguagem Natural (NLP)

Processamento de Linguagem Natural: como essa tecnologia pode melhorar a comunicação da sua empresa?

Se você busca melhorar a comunicação da sua empresa com o público, já deve ter ouvido falar sobre o Processamento de Linguagem Natural, ou NLP. Essa tecnologia da inteligência artificial permite que as máquinas compreendam o comportamento humano e se comuniquem de maneira personalizada, sem perder o caráter humanizado do atendimento. Neste artigo, vamos explicar o que é NLP, como funciona e quais são as aplicações dessa tecnologia na sua empresa.

O que é NLP?

NLP significa Natural Language Processing, ou Processamento de Linguagem Natural em português. Essa tecnologia é utilizada para compreender o comportamento humano e sua forma de se comunicar. Assim, é possível automatizar diversas atividades da empresa, mantendo uma comunicação personalizada e de qualidade. Em geral, são utilizados ferramentas como chatbots para aproveitar o NLP no negócio.

Como surgiu a NLP?

A NLP surgiu na década de 1950 com o intuito de melhorar a interação entre o ser humano e os computadores. Com o avanço da ciência e da tecnologia, foi possível alcançar resultados melhores, proporcionando o uso da NLP em diferentes atividades, como no atendimento ao cliente, na observação do comportamento do consumidor e em outras tarefas.

Como a NLP funciona?

O funcionamento da NLP nas diversas atividades está ligada a 4 fases. Por meio delas, as máquinas conseguem interpretar a comunicação humana e, com isso, dialogam de maneira eficaz. As etapas são:

1. Análise lexical: utilizada para dividir uma frase em diversas palavras ou estruturas, facilitando a interpretação dos computadores.

2. Análise sintática: identifica e interpreta os tokens, formando as frases usadas na comunicação.

3. Análise semântica: relaciona as estruturas sintáticas para frases, orações e sentenças, permitindo que a escrita seja analisada pela máquina, observando os significados independentes.

4. Transformação de saída: gera uma saída que ajuda o computador a compreender o sentido do texto ou da fala.

Quais são as aplicações da NLP?

A NLP pode ser aplicada em diversas áreas da empresa, como atendimento ao cliente, marketing, recursos humanos, entre outras. Algumas das aplicações mais comuns incluem:

1. Chatbots: captam as mensagens enviadas por clientes e, a partir de programações, respondem às demandas e tiram diversas dúvidas.

2. Detecção de ameaças: combinam NLP e aprendizado de máquinas no intuito de identificar possíveis fraudes.

3. Mecanismos de buscas online: compreendem quais são os principais comportamentos utilizados pelos usuários na hora de fazer pesquisas, bem como os termos que eles estão procurando com mais frequência.

4. Assistentes virtuais: ajudam na organização da rotina das pessoas, por meio de comandos de voz.

5. Recrutamento e seleção: simplificam a rotina da equipe de RH, além de trazer facilidades na hora de encontrar colaboradores com um perfil ideal.

Como usar NLP na empresa?

As ferramentas de NLP podem ser usadas por empresas com a intenção de melhorar a comunicação com os clientes, aumentar a produtividade dos funcionários e potencializar os resultados de negócios. É possível usar NLP para criar sistemas de resposta automatizados que ajudem a melhorar a experiência de cada cliente, criar sistemas de análise de sentimentos a fim de entender melhor as opiniões dos clientes sobre produtos, serviços e outros aspectos da empresa. Isso contribui na hora de ajustar as decisões, criar produtos mais interessantes e criar condições de adaptação diante de mudanças nos padrões de consumo.

Conclusão

A tecnologia de Processamento de Linguagem Natural pode ser uma grande aliada da sua empresa para melhorar a comunicação com o público. Com aplicações em diferentes áreas, como atendimento ao cliente, marketing, recursos humanos, entre outras, a NLP permite automatizar diversas atividades da empresa, mantendo uma comunicação personalizada e de qualidade. Se você quer se destacar da concorrência e ter mais efetividade no dia a dia do seu empreendimento, considere implementar o NLP em seu negócio.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter