Confira abaixo nosso vídeo sobre automação.
1. Quando automatizar?
As mídias sociais devem ser divertidas e envolventes, não uma tarefa cansativa. Ao gerenciar as contas de redes sociais, todos nós experimentamos a luta de explorar a web para artigos relevantes para repostar e compartilhar, enquanto segundos preciosos no relógio passam. Se você acha que manter-se em todos os seus canais sociais é um momento cansativo, é provável que você possa usar alguma automação em sua vida.
Leia também: Automação não vai destruir os empregos
2. O que automatizar?
A automação de mídia social, em termos simples, significa programar as postagens. Isso inclui tanto o conteúdo mais antigo quanto o mais novo. Também é bom publicar a mesma informação em várias redes – de fato, isso cria uma certa coesão com sua voz e tom on-line.
O truque para planejar essas postagens é manter seus seguidores em mente, sempre. Mesmo que o agendamento antecipado possa ser contrário à natureza orgânica e muitas vezes espontânea das mídias sociais, ainda é possível fornecer conteúdo útil se você manter os desejos e as necessidades de seus seguidores na mente. Analisar o calendário e programar posts em torno de feriados e eventos conhecidos é uma maneira fácil de automatizar a atividade social e aquecer a interação na sua página. Normalmente as empresas fecham as portas em feriados, e ficar sem postagens nesses dias não é uma opção.
Criar respostas automáticas no chat do Facebook, por exemplo, já é possível. O atendimento ao consumidor se torna imediato com essas respostas, dando informações relevantes para o seu cliente e deixando-o satisfeito. Eventualmente, você pode entrar em contato com ele para ter um diálogo melhor que esclareça todas as dúvidas/críticas/sugestões.
Além disso, a postagem de conteúdos do seu blog automaticamente na sua página já é realidade. Empresas que são focadas em automação já perceberam quão cansativo é realizar postagem de conteúdo manualmente em todas as redes sociais e, para solucionar esse problema, desenvolveram ferramentas de postagem automáticas que vieram para facilitar a vida e economizar um tempo consideravelmente elevado.
Pense em todo o conteúdo gerado para a sua empresa sendo divulgado simultaneamente no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Google +. Alguns acham que isso é utopia mas, acredite, é realidade.
Leia também: Automação de e-mail marketing é possível?
3. Erros comuns para se evitar
Lembre-se de que é possível automatizar demais. O objetivo é criar um sistema onde você planeja antecipadamente as atividades que não requerem o seu toque no dia-a-dia, enquanto também ganha tempo para responder e se envolver com os seguidores. Se você exagerar, a automação pode funcionar contra você e seu feed pode ficar obsoleto.
Também tenha em mente que, embora não haja um horário certo ou errado para agendar postagens, há momentos que são melhores do que outros. Diferentes negócios podem achar que os diferentes dias e horários funcionam melhor. Na verdade, o tempo ideal pode variar de acordo com a plataforma, a geografia, os tópicos que você está discutindo e seus objetivos sociais.
Graças à extensa pesquisa sobre o desempenho de posts em canais, não é segredo quais dias e horas provaram ser um sucesso com base em hábitos gerais de usuários. Por exemplo, por as pessoas frequentemente verificam o Twitter durante suas pausas no trabalho, publicar entre o meio dia e às 15h é ideal. Dito isto, não tenha medo de experimentar horários variados, contanto que você acompanhe o desempenho de cada um. Isso permitirá que você se aja – com precisão cirúrgica – exatamente no que ressoa melhor com seus seguidores. O Facebook oferece excelentes insights para páginas de negócios (de graça!).
Traduzido e adaptado de: MarTech
Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira também nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis!