SKAG e Inteligência Artificial a combinação para melhores resultados no seu Marketing Digital

Como configurar uma campanha de Google Ads utilizando a metodologia SKAG?

Converso com diversos empreendedores e profissionais de marketing diariamente e uma frase constante que escuto é que: “o Google Ads é complicado” e esta é uma grande verdade, se comparado com o Facebook Ads, que com apenas alguns cliques cria uma campanha pronta e segmentada. Palavras-chave e Grupos de anúncios parecem bem mais complexos e difíceis de gerarem resultados. 

Outro ponto também é a interface que inunda o anunciante de informação fazendo as vezes ele não escolher as melhores opções para campanha. Como por exemplo, o indicador de palavras-chave no grupo de anúncios que oferece ilimitadas opções de palavras de forma ampla, o que deixa o anunciante desavisado montar uma estrutura frankenstein. 

Para resolver isto, o próprio Google tem diversas iniciativas como o uso do smart campaign, mas ele acaba criando uma campanha genérica e ampla que não gera todo o potencial que a plataforma oferece. 

Para solucionar, existem diversas formas e metodologias para criar campanhas de empresas e gurus pela internet. Uma que temos testado no último ano e tem gerado ótimos resultados, principalmente quando o foco é o uso de inteligência artificial, é a metodologia SKAG

O que é SKAG? 

SKAG é uma sigla para um grupo de anúncios de palavras-chave única. (Single Keyword Ad Groups). Isso mesmo, você cria um grupo de anúncio na sua campanha e coloca apenas uma palavras-chave nele, com segmentações diferentes.

Vamos à um exemplo:
Analisando a sua campanha nos últimos três meses, você  identificou que a maioria das suas conversões vem apenas de cinco palavras, ou “temas” diferentes.

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Na sua campanha, estas palavras estão em um único grupo de anúncio com outras cinquenta palavras de forma ampla.

Para aplicar a metodologia SKAG, você irá criar cinco grupos de anúncios e adicionar em cada um uma única palavra com as seguintes segmentações: (Ex. Grupo 1)

+emitir +boleto +online
“emitir boleto online”
[emitir boleto online]

Depois você criará 3 anúncios focando só nesta palavra-chave. Varie nos tipos de anúncios, crie uma boa copy, utilizando ao máximo de vezes a palavra-chave desejada.


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Depois faça o mesmo para as outras 4 palavras, neste exemplo gerei apenas quatro, mas você pode criar vários grupos focando nas palavras que mais geram vendas para seu negócio.

  • PONTOS IMPORTANTES

Por ser uma estratégia complexa muitas pessoas cometem erros ao montar a sua primeira estrutura SKAG.

ERRO 1- Não Negativar outros termos que você usará em outros grupos. Assim você evita um grupo competir com outro.

ERRO 2 – Criar poucos grupos SKAG e sua campanha parar de gerar cliques. Um erro comum é as pessoas fazerem poucos grupos por ser um trabalho cansativo, e como a estratégia é baseada em segmentação, se sua campanha estiver poucos grupos é possível que os cliques parem de aparecer. Uma campanha SKAG mediana tem entre 10 a 30 grupos.

ERRO 3 – Não negativar os termos chaves ruins e não usar uma lista de palavras chaves. Mesmo a campanha sendo segmentada, negativar termos é fundamental e como você usará muitos grupos, é importante você se organizar através de listas para tornar o serviço mais eficiente.  

ERRO 4 – Não Testar Diariamente, nos primeiros dias, se seus anúncios estão aparecendo para cada palavra desejada. Se não estiver, descubra a razão e faça mais grupos SKAGs.

ERRO PRINCIPAL COMUM – Um erro muito comum ao fazer SKAG é o profissional, alterar toda a campanha de uma vez, achando que terá resultados rápidos, fazendo alterações grandiosas. Um ponto importante: se você já tem uma campanha que te dá resultados medianos, não faça o SKAG geral, faça um parcial (adicionando palavras amplas no mix ou deixando grupos que estão gerando resultados) e aos poucos vai mudando a estrutura da sua campanha. Assim você melhorará os resultados sem ter perdas momentâneas.

DICA – Procure um profissional que já fez SKAG em diversas campanhas. Um erro comum é as pessoas acreditarem que conseguem fazer a estrutura sozinhos, pois o conceito é simples. Mas o SKAG ideal de empresa para empresa varia, por isto é importante você ter um assessoria para evitar fazer erros que afetem negativamente sua campanha.



SKAG e Robôs geram mais resultados!

No último ano realizamos diversas campanhas utilizando a Inteligência do Google Ads, utilizando o nosso Robô Elevaweb e também outras ferramentas do mercado. Na maioria dos casos as campanhas com estrutura SKAG geraram melhores resultados do que campanhas, seguindo o padrão do Google ou outros modelos de estrutura.

Os motivos para isto são vários, mas listei alguns abaixo:

1. AI trabalha melhor com dados bem estruturados

Toda inteligência artificial para gerar resultados precisa de dados e quando você oferece uma estrutura de dados mais clara para a ferramenta ela consegue gerar resultados melhores. A metodologia SKAG simplifica a estrutura da campanha e permite a AI clusterizar variáveis da campanha de uma forma mais fácil, o que reverte em melhores resultados.

Nossos clientes também estão lendo: Tudo o que você precisa saber sobre Inteligência Artificial no Google Ads

2. SKAG aumenta o índice de qualidade da sua campanha

Uma frase conhecida entre os profissionais de Google Ads é “Melhore o seu índice de qualidade que todo o resto acompanhará a melhoria”. Anúncios e palavras focadas aumentam o seu índice de qualidade, o que representa menores custos e campanhas mais eficientes.

3. SKAG aumenta o CTR

Quando um anúncio está diretamente ligado a uma palavra-chave, a chance de ter mais cliques, cada vez que seu anúncio é impresso, é maior.

4. SKAG melhora a posição do seu anúncio 

Quando seu índice de qualidade e seu CTR melhoram, o próprio Google começa a te dar melhores resultados, como por exemplo, melhor posicionamento na página frente aos seus concorrentes.

5. SKAG ajuda a AI a gerar melhores conversões

Quando você segmenta os termos de pesquisa como novas palavras-chave e diminui a taxa de discrepância entre o termo de pesquisa e a palavra-chave, aumenta imediatamente as opções de controle e lance para palavras-chave com diferentes intenções e taxas de conversão. Isto permite a AI tomar as melhores decisões de lance focando na conversão. 

Para resumir, se você nunca testou usar o SKAG em suas campanhas, ele é uma ótima forma de gerar resultados rápidos e consistentes, principalmente se o seu foco é usar inteligência artificial para otimizar suas campanhas. Faça um teste, seja reestruturando suas campanhas, ou fazendo um SKAG parcial dentro dos seus grupos de anúncios.

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