A internet abriu uma nova possibilidade de diálogo entre empresa e cliente. As redes sociais são uma ótima oportunidade para melhorar o relacionamento com o público. Elas têm como objetivo aproximar e engajar o cliente, quebrando, assim, a comunicação unilateral. Pelo menos é o que deveria ser.
Um grande erro que empresas têm cometido nas redes sociais, é gritar ao invés de dialogar. É necessário enxergar as mídias sociais como um local onde a conversa com seu cliente seja direta, verdadeira e fluida. A internet é um ambiente totalmente diferente de um outdoor numa grande avenida. Nela, é preciso estar disposto não só a falar, mas ouvir o que seu público tem a dizer. Assim é possível conhecer, aproximar e engajar o cliente com a marca, além de aprimorar seu produto ou serviço.
Porém, as empresas têm cometido outros erros. Um deles é evitar entrar no mundo digital por medo de que as reclamações tenham mais visibilidade. Evitar as redes sociais por acreditar que tem problemas é um sinal de que já estão falando mal da empresa. Ao evitar o contato, ela assume que não está disposta a melhorar seu relacionamento, logo, está perdendo clientes.
Outro grande problema enfrentado pelas empresa é a falta de planejamento para adentrar em uma rede social. Ter um canal de relacionamento sem um estudo sobre o público-alvo, sua linguagem e seu formato é gastar tempo e dinheiro à toa. É necessário entender que cada rede tem seu formato, por isso há necessidade de planejar na hora de investir no novo canal, evitando o desperdício de recursos.
Uma dica importante, crie conteúdo relevante para o seu cliente. Não fique preso à ideia de vender o tempo todo, utilize estratégias de inbound marketing para construir conteúdos que ajudem o público a entender melhor sobre o seu serviço e a importância que ele tem. Lembre-se que os assuntos devem sempre ser elaborados com o consumidor em mente, escreva pensando no que é relevante para ele – tire dúvidas, dê dicas, esclareça aspectos técnicos do seu produto.
Ao mostrar que sua empresa está preocupada em informar – e não só vender – irá aumentar a proximidade da marca com os consumidores e criar uma relação de empatia. Quanto maior a interação, maior a relevância da sua empresa para o público.
Por que as empresas tem enfrentado esses problemas?
Existem duas situações. A primeira está ligada à empresas de pequeno porte. Infelizmente, muitas delas ainda não entendem que o setor de comunicação é extremamente importante e está diretamente atrelado ao resultado e sucesso da empresa. Muitas empresas se comunicam de maneira amadora, sem planejamento suficiente para gerar bons resultados. O empreendedor precisa entender que não adianta só ter um bom produto e um bom preço, é preciso que seu cliente saiba que você existe. A comunicação tem impacto direto nas vendas.
O segundo caso já é um problema com pessoas ou empresas responsáveis por essa comunicação. As redes sociais são um canal de relacionamento relativamente novo para as marcas. Esse talvez seja um dos fatores para explicar a falta de preparo de alguns profissionais. Um outro fator que explica isso é a volubilidade das redes sociais. A cada momento surgem novas redes e com isso, novas oportunidades para falar com o seu público. Mas como foi dito antes, cada mídia tem uma linguagem, um formato e um público específico.
Não basta ser somente visionário investindo em comunicação, é preciso investir corretamente. Obviamente, há profissionais qualificados no mercado que tem obtido excelentes resultados com comunicações efetivas, trazendo valor para o cliente.
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