Tendências de marketing digital para este ano já promete fortalecer o uso da inteligência artificial no marketing digital – como consolidar técnicas que já vem sendo trabalhadas, igual ao inbound marketing. O novo ano fará com que as agências de marketing digital revejam as maneiras de aplicar suas estratégias. Veja agora as quatro principais tendências de marketing para este ano.
1- O ano da inteligência artificial
Veremos a consolidação da inteligência artificial (IA), visto que muitas empresas já aderiram a tecnologia, tendo se expandido para todos os segmentos de mercado. automações de campanhas no Google Ads já tem ganhado espaço entre as empresas e agências de marketing digital, demonstrando que quem não se atualizar estará em plena desvantagem em relação aos concorrentes.
Além disso, será ainda mais crescente o uso de chatbots, ferramenta de interação entre cliente e empresa, geralmente utilizada para responder dúvidas mais frequentes e as interações mais básicas, o que economiza tempo e dinheiro do setor de atendimento das empresas. Também será constante o uso de assistentes virtuais, como a do Google e a Siri, da Apple. Para Eva Farah, expert da consultoria WGSN, até 2020, 30% das pesquisas feitas pela internet serão realizadas por voz, sem o auxílio de telas. Fato que deve revolucionar a maneira de se fazer compras na internet.
2- Inbound marketing
O inbound marketing consiste em transformar simples leads em potenciais clientes, utilizando-se de estratégias de relacionamentos, como newsletters, produção de conteúdo e solução de problemas. Essa estratégia de marketing digital separa os leads em três etapas de funil de vendas:
- Topo: etapa de educar o visitante sobre o setor de mercado;
- Meio: apresentar considerações de solução para os problemas que ele tem e falar sobre a sua empresa;
- Base: o lead busca a solução de um problema e a sua empresa se mostra como especialista no assunto.
A técnica de inbound marketing também busca aumentar o tráfego do site com o uso de outras técnicas de buscas orgânicas como o SEO, que consiste em trabalhar com o uso de de palavras-chaves para dar visibilidade a sua marca nos buscadores, assim, colocando a sua marca no imaginário dos novos interessados.
3- Relacionamento nas redes sociais
O uso adequado das redes sociais será a galinha dos ovos de ouro para qualquer marca, pois o grande público presente em mídias como Facebook e Instagram são fundamentais para zerar o estoque de um negócio. No entanto, é necessário saber se comunicar e atingir de forma efetiva seu público-alvo.
Para isso, é necessário ter sua persona bem definida. Afinal, as campanhas, quando bem direcionadas, atingem um público com grande potencial de compra, otimizando os investimentos.
Veja também: 7 SUPER dicas para atendimento ao cliente nas redes sociais
Mas tenha cuidado! O uso incorreto das redes sociais pode manchar a imagem do seu negócio. Uma simples gafe, como uma resposta grossa ou não dar atenção aos seus clientes, pode prejudicar a reputação da sua marca. Por isso, é importante estar sempre atento e se posicionar quando necessário. No âmbito digital o silêncio é a pior resposta.
4- Um site responsivo e otimizado é mais que fundamental
Quem não é visto não é lembrado. Segundo dados de 2017 do IBGE, 69% dos brasileiros já acessam a internet pelo celular. Dado que mostra a importância de possuir um site otimizado para a versão mobile. Além disso, sites adequados para smartphones possuem um ranqueamento melhor no Google.
Outros fatores também são considerados, como velocidade de carregamento, qualidade do conteúdo, SEO, como já citado. Um site visualmente agradável, leve e dinâmico é mais do que necessário para que o usuário possua uma boa experiência de navegação.
Portanto, manter sua empresa sempre atualizada é primordial estar no topo do mercado. Pois hoje, para que seu potencial cliente efetue uma compra vai muito mais além do que oferecer o melhor produto, é necessário criar um vínculo e vender uma experiência.
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