Tendências de mercado em 2022 para otimizar suas vendas

No início do ano, muitas pessoas repensam sua carreira profissional, suas expectativas e a possibilidade de realizar o sonho de ter o seu próprio negócio. Porém, empreender requer dedicação, planejamento e estar sempre atualizado sobre as tendências de mercado e novidades do seu segmento. 

A alta taxa de desemprego levou muitas pessoas a empreenderem e buscarem negócios rentáveis como alternativa para garantir o seu sustento. Segundo um levantamento feito pelo SEBRAE, somente no primeiro semestre de 2021 o Brasil registrou a marca recorde de 2,1 milhões de novos negócios. 

Esse número representa um crescimento de 35% em comparação ao mesmo período de 2021, e é o maior percentual registrado desde 2015.

Embora o cenário de retomada econômica ainda se mostre repleto de incertezas, alguns setores têm se destacado e apresentam um grande potencial de crescimento neste e nos próximos anos. 

Sempre atentos às transformações do mercado, os especialistas da Mercado Binário selecionaram algumas tendências e dicas que quem pretende empreender, ou já tem seu próprio negócio, precisa saber para alcançar bons resultados em 2022. Confira!

Tendências 

Algumas tendências já estão em alta nos últimos anos e vão permanecer fortalecidas nesse ano, além de outras mais inovadoras que chegam como grandes oportunidades. Porém, é importante lembrar que para empreender é necessário estudar o mercado e fazer um planejamento de negócios bem estruturado. 

1- E-commerce: 

Se você acompanha o nosso blog, não é novidade  que a pandemia mudou o comportamento dos consumidores e a forma como as empresas se relacionam com o seu público. O isolamento e o distanciamento social fortaleceram a cultura de compras online e, como consequência, o aumento no número de lojas virtuais e marketplaces. 

E mesmo com a volta das atividades normais e a presença dos consumidores nas lojas físicas, o comércio digital vai permanecer como mais uma oportunidade de negócio e se desenvolver de acordo com as necessidades do público. 

A possibilidade de vender virtualmente e não ter custos com o aluguel e a estrutura de uma loja física é uma grande vantagem para quem está abrindo um negócio. Porém, é preciso lembrar que no ambiente digital há uma grande concorrência e para se destacar é fundamental elaborar uma estratégia de marketing assertiva e estabelecer uma boa relação com o público alvo. 

Criação de conteúdo 

A produção de conteúdo é umas das estratégias mais importantes do marketing digital, pois para que a relação da sua empresa com o público seja sólida, você vai precisar criar conteúdos relevantes que gerem engajamento, informem e eduquem o consumidor. 

Diante desse contexto, a busca por profissionais qualificados para a produção de textos de blog, sites e redes sociais tem crescido com o objetivo de investir no desenvolvimento de materiais publicitários que influenciem na captação de leads e na decisão de compra do cliente. 

Algumas empresas optam por contratar uma agência especializada em marketing digital e marketing de conteúdo para elaborarem e executarem as melhores estratégias para os negócios. 

Dropshipping 

Para quem deseja empreender, mas não tem recursos financeiros para comprar uma grande quantidade de produtos e gerenciar estoque, essa é uma ótima oportunidade que promete crescer este ano. 

Basicamente, nesse formato a pessoa atua como um intermediário ou revendedor que faz realiza a venda sem ter o produto em mãos ou estoque. Porém, para que essa modalidade seja frutífera é necessário muita dedicação e organização. 

Segmentos em alta

Telemedicina

A área de saúde também viu mudanças acontecerem no seu funcionamento durante a pandemia. Com o objetivo de desafogar os hospitais e evitar a contaminação pelo coronavírus, muitos planos de saúde, clínicas e médicos usaram a telemedicina para atender pacientes com doenças crônicas ou que necessitavam de uma consulta primária. 

Ainda que com menos procura, o segmento vai se manter em alta durante 2022 e promete crescer nos próximos anos, principalmente para consultas de rotina, avaliação de exames, sessão de terapia e outros. 

Se você é da área médica e deseja ampliar sua agenda de consultas ou oferecer facilidades aos seus pacientes, essa é uma tendência que fará diferença na sua rotina de trabalho. 

Infoprodutos

Os infoprodutos são mais uma forte tendência para 2022, fruto da mudança de comportamento do consumidor que passou a comprar mais produtos digitais, visando seu aprimoramento profissional e pessoal. 

Nessa modalidade de negócio, o empreendedor cria, ou contrata alguém para criar, materiais como cursos online, e-books, videoaulas, aplicativos, etc. Por isso, é interessante que a pessoa tenha alguma habilidade e conhecimento sobre a área que pretende atuar para explorar esse nicho.

Franquias

Não, franquias não são novidade no mercado. Porém, após uma forte queda em 2020, o setor está reagindo positivamente e deve seguir crescendo em 2022, pois é uma boa opção para quem deseja investir em um negócio mais consolidado. 

Mas atenção! Antes de escolher a franquia que irá investir, estude o segmento, a concorrência, analise se você já tem alguma experiência no ramo e se a cultura da marca é semelhante ao seu perfil empreendedor. 

Gostou de saber as tendências para 2022? Então siga nosso blog,  saiba mais novidades nas redes sociais da  Mercado Binário. 

E se o seu objetivo é aumentar as suas vendas solicite uma consultoria gratuita pelo link colocar a página de vendas – A MB nasceu para gerar os melhores resultados para o seu negócio.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter