Tudo o que você precisa saber sobre marketing de conteúdo

Você com certeza já ouviu falar em marketing de conteúdo e se pergunta como essa estratégia pode contribuir para os resultados de vendas do seu negócio. A MB explica e conta tudo o que você precisa saber sobre marketing de  conteúdo. 

Há muito tempo, a forma de divulgar produtos e serviços mudou e as marcas passaram a ter que oferecer mais que um bom produto, e produzir conteúdos que engajem, informem e gerem valor para conquistarem relevância no mercado e potenciais clientes.  E é isso, basicamente, que o marketing de conteúdo faz. 

O que é marketing de conteúdo

Podemos definir marketing de conteúdo como uma estratégia de marketing com foco na criação de conteúdos relevantes e valiosos para engajar seu público-alvo e aumentar a sua rede de clientes e potenciais clientes. 

Assim, a sua marca atrai, envolve e gera valor para as pessoas, além de transmitir uma imagem positiva da marca e gerar novos negócios.

Ou seja, estudando o comportamento do consumidor e entendendo seus desejos, é criada uma estratégia de conteúdo focada na solução de um problema, no esclarecimento de dúvidas, em ajudar o cliente em sua tomada de decisão e não em falar sobre o produto. 

No momento em que seu público percebe que seu conteúdo o ajudou de alguma forma, ele se aproxima da marca, faz uma imagem positiva dela e fica mais propenso a fechar negócios e recomendá-la. 

Quais os benefícios para a minha marca o que preciso saber sobre marketing de conteúdo? 

Relevância

Para um bom resultado no plano de marketing de conteúdo, é preciso criar para a marca uma imagem de autoridade no segmento, conferindo relevância para a mesma e estabelecendo um canal direto de comunicação com o consumidor.  Com uma boa estratégia de conteúdo, os resultados duram por muito mais tempo, mantendo a relevância da marca para o público.

Autoridade

Na hora de procurar mais informações sobre algum produto ou serviço, é normal que o consumidor recorra a ferramentas de busca, como o Google. Com  uma estratégia de conteúdo consistente, sua marca consegue passar para o cliente a imagem de autoridade online, aparecendo nos primeiros resultados da busca.

Reputação

E não é só com criação de textos, peças gráficas e vídeos que se faz o marketing de conteúdo, é preciso monitorar o alcance das publicações, identificar os assuntos que mais despertam o interesse do seu público-alvo e acompanhar as menções sobre a marca.  

Ou seja, para medir o sucesso, entender como a marca está sendo vista é preciso  prever a publicação do conteúdo nas mídias sociais e monitorá-la . 

Conversão

Um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é justamente gerar leads e potencializar negócios por meio de conversões. 

Com ele é possível identificar leads e levá-los ao funil de  vendas, prepará-los até o momento de se transformarem em leads qualificados. Nesse nível, a empresa já pode adotar um discurso mais voltado para a venda. 

O marketing de conteúdo é uma das formas de gerar conversões: de visitantes a leads, de leads a leads qualificados e de leads qualificados a clientes.

Nutrição

A evolução dos leads até o nível de cliente depende também da nutrição de conteúdos. Ou seja, quando você oferece diferentes conteúdos ao consumidor, você aumenta as oportunidades de negócio, qualifica os leads, economiza tempo e otimiza o número de vendas. 

Segundo pesquisa realizada pela Forrester Research, investir em campanhas de nutrição pode aumentar em 50% o volume de vendas de uma empresa a partir da sua base de contatos, a um custo 33% menor do que a empresa teria na busca por novos clientes. 

A Mercado Binário conta com especialistas em estratégias e produção de conteúdo para fazer a sua marca ser reconhecida como uma autoridade no segmento, e alavancar as vendas. 

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre o Método MB.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter