O ambiente digital traz mudanças e inovações a cada instante. Fique de olho nas tendências de marketing para este ano e descubra como aplicá-las na sua empresa!
Quem trabalha com plataformas digitais sabe que as inovações e mudanças são constantes. É preciso ficar de olho nas novidades para manter um bom resultado nas suas mídias, afinal, só estar presente em nas redes sociais já não é o bastante: segundo o Social Media Trends em 2019, 96% das empresas possuem um perfil nas redes sociais.
Isso nos levanta a questão: como se destacar no meio do mar de conteúdo da internet? Seguir as tendências pode ser uma boa alternativa. Mas lembre-se de levar em consideração a sua persona. Em quais redes sociais ela está? As tendências de marketing digital podem fazer parte de uma estratégia efetiva para chegar até ela? Sua ações digitais devem sempre levar em consideração o público-alvo da sua empresa.
Ainda sim, é importante ficar atento às tendências do mercado e as novidades que estão por vir. Continue lendo e confira algumas estratégias de marketing digital que vão estar em alta este ano:
Confira no Vídeo abaixo as 5 tendências de Marketing Digital para este ano
Automação, chatbots e inteligência artificial
Falar sobre inteligência artificial há pouco tempo parecia coisa de filme de ficção científica. Agora, já é uma realidade, e completamente diferente da que foi retratada na cultura pop. Essas ferramentas são programadas para simular a capacidade humana de tomar decisões e estão ganhando cada vez mais espaço em diversas áreas do conhecimento – inclusive no marketing digital.
Dentro do marketing, a inteligência artificial pode ajudar nos anúncios, e na coleta e análise de dados. Pode ser uma forma também de otimizar o tempo e garantir que todos os clientes em potencial sejam atingidos pela sua campanha.
O próprio Facebook faz uso da inteligência artificial. São robôs que classificam as postagens do feed de notícias e também determinam os anúncios que serão exibidos para cada usuário, garantindo uma experiência personalizada.
Os robôs de marketing, como o ElevaWeb, são atualmente as ferramentas mais poderosas para otimizar campanhas em Google Ads. Também estamos vendo a disseminação dos famosos chatbots, robôs que fazem atendimento ao público em tempo real. Segundo o Hootsuite a expectativa é que neste ano mais de 85% das interações entre cliente e empresa sejam impulsionadas pelos robôs de atendimento.
A inteligência artificial vai ser uma ferramenta essencial para alcançar melhores resultados com o marketing digital este ano. Fique atento!
Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre Inteligência Artificial no Marketing Digital
Vídeos
O vídeo se mantém como uma grande aposta para o marketing digital de 2020. A maior plataforma de vídeos da internet, o YouTube, continua crescendo e aumentando suas ofertas. Algumas novidades do último ano foram o YouTube Kids, o YouTube Premium e o YouTube Music.
O YouTube é o segundo site mais acessado do mundo e conta com 1,9 bilhão de usuários mensais. A cada minuto, cerca de 500 horas de conteúdo é carregado para o Youtube. Muitos dos conteúdos atingem números impressionantes: em 2018 mais de 100 vídeos conseguiram ultrapassar a marca de um bilhão de visualizações.
Pode apostar que os usuários gostam de criar e consumir conteúdo em vídeo. Inclusive, algumas previsões da Cisco demonstram que este ano, cerca de 75% de todo o conteúdo consumido digitalmente será em vídeo.
Stories
Os conteúdos efêmeros também fazem parte da lista de tendências deste ano. Em 2018, cerca de 400 milhões de usuários já utilizavam a ferramenta de stories do Instagram. Disponibilizada em 2016, veio para concorrer diretamente com o Snapchat, que tem funcionalidade similare.
Além disso, os stories permitem uma variedade de linguagens e formatos, podendo ser explorados vídeos, boomerangs ou fotos estáticas – com filtros, gifs, enquetes, perguntas, músicas e até mesmo quiz com mais de uma opção de resposta. É uma plataforma para ter um contato mais direto com os seguidores, criando uma a boa sensação de proximidade.
Você pode apostar na criação de stories nos mais diferentes formatos, passando por conteúdos de bastidores, lançamentos, séries, vídeos ao vivo e muito mais. As possibilidades para ser criativo são infinitas!
Leia mais: Como otimizar anúncios no Instagram para a sua estratégia de marketing
Autenticidade da marca
Os usuários querem confiar nas marcas antes de comprar o seu produto. É muito importante transparecer a autenticidade da sua empresa na suas redes sociais. Crie conteúdos que sejam relevantes e originais, evitando a propagação de fake news. Mostre para o seu cliente que as suas mídias sociais são uma fonte de informação confiável e segura.
Social-commerce
As mídias digitais agora também estão apostando na compra e venda entre os seus usuários. O Instagram shopping e o marketplace do Facebook são exemplos de canais comerciais dentro das redes sociais. Eles permitem realizar todo o processo de uma forma simples e segura, além de trazer opções de inserir fotos, botões de compra, links e calls to action.
Tudo isso para facilitar ainda mais a decisão de compra, em uma comunidade social com milhões de clientes em potencial.
Quais dessas estratégias de marketing digital você pretende apostar na sua empresa em 2020? Conte pra gente aqui nos comentários!
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