10 erros comuns no Marketing Digital: evite TODOS

Suas campanhas não entregam o resultado esperado? Será que você está cometendo algum erro grave no Marketing Digital dos seus negócios?

Se você está aplicando o marketing digital em sua empresa, é fácil ficar sobrecarregado.

Há tantas coisas que você pode fazer e tantas maneiras de realizar cada uma delas que pode ser difícil saber por onde começar.

Mas, também existem alguns erros recorrentes que a maioria dos gestores cometem quando começam suas campanhas de marketing digital.

Por isso, destacamos neste artigo os dez erros mais comuns cometidos por empreendedores, que já vimos acontecer aqui na MB, além de dicas de como evitar cada um deles e que funcionam para qualquer empresa ou setor.

Leia, repare se as vendas da sua empresa estão travadas por algum desses motivos e saiba como ajustar cada ponto! Confira:

Marketing Digital: o caminho para as boas vendas

Você já deve saber, mas é sempre bom reforçar: na era digital, os profissionais de marketing têm muito a fazer. Eles precisam acompanhar as últimas tendências e tecnologias, e ao mesmo tempo acompanhar os desejos de clientes que estão sempre mudando.

O marketing digital é uma ferramenta que pode ajudá-lo a expandir seus negócios, além de uma das maneiras mais importantes de alcançar os clientes ideais com mais frequência.

Assim, o marketing digital se tornou uma necessidade para empresas de todos os tamanhos. Dessa forma, é preciso prestar atenção aos detalhes:

Não fazer o básico

É o erro número um que afasta os resultados em marketing digital. Você precisa entender o seu mercado, os seus concorrentes e o seu público-alvo. Sem essas informações, você estará sem direção.

Entender o básico de marketing e como funciona, ajuda você a delimitar elementos cruciais na sua estratégia.

Ter um mindset de curto prazo

Se você deseja colher bons frutos do marketing digital, é essencial ter mindset de longo prazo. Não existe uma estratégia mágica: você precisa ser paciente e consistente, testando constantemente para ter sucesso.

Não ter um plano

Você precisa ter um plano do que está sendo testado naquele momento da campanha para saber o que está fazendo, o porquê de estar fazendo e como vai medir o seu sucesso. Sem um plano de marketing, você estará apenas chutando no escuro e esperando acertar o alvo.

Não ter um CRM ou um sistema funcional de Loja Online

Um sistema para automatizar as suas tarefas e processos é fundamental para evitar desperdício de tempo precioso. Sem um bom sistema, você estará sempre reinventando a roda e dedicando energia em algo que poderia ser facilmente resolvido.

Não investir em inteligência de dados

Investir em inteligência de dados é uma das bases para ter sucesso online. Sem investimento nesta área, você não terá os recursos necessários para crescer e expandir os seus negócios, pois tudo parecerá urgente, fazendo você ser um gestor que só apaga incêndios em vez de realmente ter resultados.

Não ter sua persona e achar que não tem concorrentes

Se você está começando no digital hoje, você já começou atrasado. Ou seja, não ter bem mapeados a sua persona específica e saber que produtos ou serviços vende, faz com que seu concorrente faça as vendas que você deseja.

Mapear quem são seus concorrentes na internet é o primeiro passo para ser realmente assertivo nesse meio, além de evitar perder vendas para ele.

Não fazer CRM Marketing

Uma lista de e-mails é a base de um negócio online bem-sucedido.

Ela permite que você se conecte com seus clientes e potenciais clientes, construa relacionamentos e fidelize seus clientes. Sem uma lista de e-mails, você estará atrasado na corrida online.

Quase 90% das pessoas que veem seus anúncios não estão prontas para comprar de você naquele momento. Então, é importante que você ajude essas pessoas indecisas a comprar e você não precisa fazer isso apenas por meio de anúncios.

Não conseguir gerar vantagem

A internet é um ambiente de pesquisas. Seus prospects olham sua empresa, mas ao mesmo tempo olham diversas outras empresas que resolvem a mesma dor que você.

Você precisa ter um produto ou serviço que se destaque nesse meio e gerar vantagens para seu cliente é a melhor forma.

Não ter uma estratégia de vendas

Pensar e aplicar uma estratégia de vendas para converter seus visitantes em clientes: sem uma estratégia de vendas, você estará apenas desperdiçando o tráfego que você está recebendo. Lembrar que o anúncio só leva a pessoa até a porta: da porta para frente, você precisa ter uma estratégia bem consolidada.

Investir pouco em marketing digital

Existe um mito na internet de que ao investir pouco no meio digital você vende muito.

Como tudo na vida, quanto mais você investe, mais você vai tem resultado. No meio digital não é diferente.

Isso não quer dizer que com 500 reais de investimento, por mês, você vai vender muito.

O pensamento padrão de um gestor de uma empresa com alta maturidade digital vai mais ou menos por esse caminho: “Meu custo por venda do anúncio está em 10 reais. Nesse valor eu tenho lucro, então vou aumentar gradualmente o investimento na minha campanha, tentando manter esse custo por venda porque assim vou crescer de forma sustentável”.

Já o mindset de um gestor com baixa maturidade digital geralmente acontece assim: “Não tenho a mínima ideia de quanto me custa uma venda dos anúncios, mas quero investir R$500 e se tiver resultado, invisto mais”.

Empresas com alta maturidade digital olham o custo por cada venda como métrica principal e não quanto investem. É só assim que empresas escalam e crescem.

Aumentar vendas na internet sem mistério

Esperamos que essa lista de erros comuns de marketing digital tenha sido útil para você.

Não desanime se você cometer alguns deles. Afinal, todos nós já cometemos!

Errar faz parte da jornada de sucesso. O importante é não deixar que seus erros te impeçam de seguir em frente com sua estratégia de marketing digital.

Tome essas lições aprendidas e aplique-as em sua próxima campanha, para que nada passe despercebido novamente.

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