5 lições de Tite para sua empresa

Inspiração. Equilíbrio. Manter-se próximo à realidade da sua equipe. Aplicar seu modelo de gestão em circunstâncias diferentes. Se atualizar e saber bem as peças que possui nas mãos. Conhecer profundamente o próprio negócio. Ter personalidade e conviver rotineiramente com resultados favoráveis.

Essas são características de qualquer bom gestor tanto de marketing quanto de futebol. Ao longo dos últimos anos, o técnico de futebol Tite (atual treinador da Seleção Brasileira de Futebol) tem se consolidado como um dos principais nomes do esporte, pela maneira diferente de comandar, trazendo à tona algumas filosofias e mentalidades cabíveis a qualquer negócio ou profissional que deseja ter sucesso.

Já pensou se o Tite fosse CEO da sua empresa?

“Mas meu negócio não tem nada a ver com futebol.”

Acredite, podemos aprender muitas coisas com a administração de Tite. Fazendo um comparativo com algumas posturas, atributos e valores que pautam seu trabalho e relacionando-os com o cenário corporativo, podemos extrair muito aprendizado.

Trabalho em equipe

Quando pensamos em futebol, o termo “trabalho em equipe” é quase que óbvio. Porém o cooperativismo também é uma característica essencial dentro de qualquer empresa. Fazer apenas nossa obrigação é uma ideia que não cabe na mente dos profissionais do futuro, que buscam obter alto desempenho e se tornar referência. Se uma empresa pretende prosperar, é de extrema importância que seu quadro de colaboradores seja altamente cooperativista. Enxergamos isso no trabalho do treinador Tite quando analisamos a cooperação mútua entre seus jogadores nos momentos de ataque e defesa, o que deixou muitos adversários complexados ao se verem na frente de um sistema eficiente e que trabalha orquestrado.

Equilíbrio e serenidade

Estar bem posicionado e executar suas estratégias de mercado corretamente, mesmo em meio à turbulência, é um dos maiores desafios de todo gestor. Perder oportunidades e fazer maus investimentos são frases que ninguém gosta de ouvir. E para evitar que erros assim sejam feitos, um bom líder deve manter-se equilibrado e sereno, repassando essa postura a seus liderados. Assim, sua equipe permanecerá bem nivelada. Um líder explosivo toma atitudes precipitadas e pode colocar tudo a perder, só porque não planejou. As equipes que Tite comandou foram muitas vezes taxadas como frias. Mantiveram a concentração e disciplina focados no resultado.

Conhecer suas ferramentas

Tite se mostrou eficiente ao conseguir tirar o melhor de praticamente todos os seus jogadores, até mesmo dos desacreditados. Isso foi possível, pois havia um foco muito bem definido. Não conhecer bem seu time é esperar péssimos resultados, pois não há como extrair o melhor. É necessário conhecer profundamente cada peça disponível. Corrigir caminhos é essencial quando se busca evoluir.

Mesmo com a barreira da distância entre seus liderados, Tite se faz presente com conversas e avaliações individuais. Ele não só diz o que tem que fazer e como tem que fazer, mas mostra a partir das suas próprias atitudes e posturas.

Se atualizar

Após a conquista do Mundial de Clubes com o Corinthians, Tite decidiu tirar 2014 inteiro para estudos e atualizações. Essa vontade incessante de aprender é importantíssima a todo gestor. Acomodação, quando há por perto o status do sucesso, é comum na maioria das pessoas. É nesse momento que começa a queda de rendimento. Profissionais são desligados e empresas quebram por conta do ingresso interminável em alguma zona de conforto e falta de vontade de absorver novas possibilidades. Um líder também pode aprender mais, vivendo novas experiências, atualizando conhecimentos e reformulando opiniões. Dessa forma, estará fazendo parte da evolução do mundo, contribuindo com novos caminhos, ditando tendências e crescendo.

Autenticidade e personalidade

Se não houver à frente um profissional autêntico e de muita personalidade, não existiriam nenhum dos itens apontados acima. A “titebilidade” foi um termo criado para nomear o estilo de jogo dos times liderados por ele e que são resultados do modo de reflexões, listados nesse post, por Tite. O que o tornou autêntico e original foi seu estilo de trabalho, orientado por construção, transformação e resultado.

Os exemplos de vitória de Tite são muitos e cada vez mais visíveis. Agora basta você decidir aplicar essas filosofias e tornar sua marca excelência no mercado. Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira também nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis!

Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Acesse nosso Instagram.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter