A pandemia da covid-19 acelerou algumas tendências de consumo que estavam previstas para acontecer em até dez anos. Nesse cenário, diversas marcas reinventam o modelo de negócios com a transformação digital e superam os desafios impostos.
No fim das contas, modernizar os processos é natural.
Assistimos inúmeros exemplos de marcas que antecipam o futuro previsto e realizam hoje as necessidades de um público hiperconectado. De acordo com a pesquisa da UNCTAD, o Brasil é o quarto país do mundo com o maior número de usuários de internet.
O brasileiro navega entre sites e redes sociais numa média de nove horas por dia em busca de serviços, produtos e informações. E aí está uma grandiosa oportunidade de como a rede pode favorecer a sua marca.
Nesse último ano, vimos adaptações incríveis e necessárias aos novos mercados. Semanas virtuais de moda, festivais online, museus com acervos 100% digitalizados… o mundo da arte está em plena convergência. E não seria diferente no mundo dos negócios.
Porém, mesmo num cenário desafiador, ainda vale a pergunta: como a transformação digital pode resultar na lucratividade do meu negócio?
Ou, ainda: como encontrar bons resultados em situações não favoráveis?
Maneiras de transformar sua empresa
Apresentamos aqui algumas dicas rápidas que você pode implementar em sua organização, para que seu negócio venha a ser um case de sucesso!
Tecnologia = Melhor amiga
Com os processos internos em plena digitalização, a tecnologia virou a melhor aliada. Escolha softwares amigáveis que possibilitem a visualização do fluxo de trabalho de todos. Para uma melhor administração de como está o andamento das tarefas, algumas ferramentas como Bitrix24, Asana, Trello ou o Microsoft 365 podem ajudar a otimizar a sua gestão.
Mude a cultura corporativa
Uma organização precisa ser constantemente atualizada para continuar firme no mundo dos negócios. Estude sobre branding, entenda o porquê da sua empresa existir e como é possível adaptar-se à nova realidade. Aplicar novas estratégias para alcançar bons resultados passa necessariamente pelo real entendimento da razão da sua marca estar no mundo.
Qualificação digital
Não basta usar uma ferramenta nova, é preciso incorporar cada novidade à realidade do negócio. Por isso, realizar treinamentos é imprescindível para atingir o cenário ideal. Capacitar funcionários, estimular o aprendizado e facilitar a troca de experiências são requisitos importantes para obter o máximo de engajamento interno.
A tecnologia continua em evolução e você não vai querer ficar para trás, não é?
Gestão remota
Atender às demandas das equipes tornou-se um obstáculo para gestores que não estavam preparados para a realidade do home office. No entanto, existem alguns meios para alcançar a maturidade digital da sua empresa. Aqui na Mercado Binário criamos um método inovador que resolve muito bem essa questão. Conheça nossa metodologia!
Cliente feliz
Com a maior presença digital de consumidores, garantir a satisfação do cliente é um passo importantíssimo na fidelização. O famoso “pós-venda”. Nesse caso, há uma enorme necessidade em saber se o produto alcançou os objetivos e como a marca pode melhorar.
Quando o cliente é ouvido, a relação toda melhora e fortalece os laços com a empresa.
O funil de vendas agora se transforma numa espécie de megafone, onde o cliente torna-se uma extensão da marca. A divulgação, muitas vezes, acaba sendo orgânica e parte do próprio consumidor.
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