Além da publicidade também estudei administração e uma das primeiras coisas que você aprende é que uma empresa, independente de mercado, só tem uma função:
GERAR LUCRO.
Muitos publicitários ficam inconformados quando o mercado não entende que construção de marca é importante, que os gestores das empresas não levam a sério a comunicação de qualidade, aquela que talvez não venda naquele momento, mas construa um relacionamento com o consumidor para compras futuras.
A verdade é que quem administra as empresas estudou por uma cartilha diferente da dos publicitários e não adianta gritar ou chorar.
Mostrar que sua ação vende mais que a do concorrente é o que te mantém no mercado. A conversão tem que ser imediata, gerando bons resultados hoje.
Você pode até ir construindo a marca aos poucos, intercalando com o lucro imediato. Está é a verdade, principalmente de mercados pequenos como o nosso, que o empresário tem pouca verba.
Na internet, existem espaços que são campeões em conversões. CPC e Email Marketing são imbatíveis na hora de gerar leads de vendas para seus clientes.
Nada melhor do que ele receber um monte de email no primeiro dia de campanha e depois telefonar para você falando que a internet funciona mesmo.
Agora, quando falamos de redes sociais ou conteúdo, a conversão acontece, mas o grau é bem menor.
Isto não tira o mérito das mesmas, em minhas estratégias encaixo sempre ações de leads como também de relacionamento, o correto é sempre casar as duas vertentes.