Saiu um estudo estes dias que boa parte das ações desenvolvidas pelas empresas nas redes sociais não alcançaram um bom resultado.
Mas o que acontece?
As campanhas digitais/sociais em sua maioria pedem alguma ação do usuário, seja jogar um game, espalhar uma mensagem ou outra.
Tudo isto pede um engajamento e fazer qualquer pessoa executar uma ação para você não é fácil.
Então, ações de marketing digital/sociais não são fáceis, mesmo assim, existem algumas variáveis que podem ajudar:
Relacionamento – Assim como na vida real, as pessoas tem maior tendência em executar alguma ação para outra, se já existe algum relacionamento entre as mesmas. O mesmo acontece no digital.
Uma marca que poucos conhecem e do nada pede alguma ação para usuários da internet terá uma aceitação baixa, se comparado com outra marca que está ativa nas redes, gerando conteúdo relevante e fazendo ações constantes.
Muito difícil que uma primeira ação sua gere um resultado estrondoso, ainda mais se é uma empresa iniciante no digital. Comece com uma campanha simples, gere conteúdo, participe com os usuários e faça outras ações. Com o passar do tempo você construirá uma rede forte e suas campanhas terão melhores resultados.
Facilidade – a ação que você deseja do usuário é fácil? Jogos difíceis que devem ser repetidos várias vezes, formulários cheios de informação ou concursos culturais que pedem grandes produções criativas. Tudo isto é legal, mas quando maior o engajamento solicitado, menor a adesão, ou mais variáveis o usuário irá solicitar.
Pense sempre na idéia do “1click” – toda a ação solicitada deve ser no máximo de um click:
1-click para subir uma foto
1-click para seguir e RT
1-click para gravar um vídeo na webcam
1-click para cadastro
…
Divulgação – Muitas campanhas erram neste ponto. Acreditando que apenas avisando para os amigos e seguidores a campanha por si só irá se espalhar.
Isto dificilmente acontece. Cada campanha tem um público alvo definido e este muitas vezes não segue o seu perfil, é preciso guardar um pouco da verba para outros meios, sejam eles off-line ou online.
Gosto bastante de painéis CPC para divulgação de promoção. O Adwords/Facebook conseguem me conectar com usuários interessados na ação com um custo muito baixo.
E-mail marketing , um serviço de seeding e a busca por posts de blogueiras também é fundamental.
Criatividade/Ideia – Por último, a variável da ideia comunicada também exerce alta influência sobre o resultado da campanha.
Um mote legal, que tenha uma frase engraçada de ser espalhada ajuda a quebrar barreiras e com certeza trará mais participantes do que apenas o “RT e ganhe”.
Ligar sua comunicação a algo divertido também ajuda muito, pois entretenimento é uma das principais bases do meio digital.
Estas são apenas algumas variáveis importantes em uma campanha, talvez tenham outras, mas estas podem te ajudar a identificar o que falta naquela ação sua que ainda não decolou.