Marketing de conteúdo, também conhecido como Inbound Marketing, pode ser algo delicado. Primeiro porque os resultados da geração de conteúdo demoram a chegar. Segundo porque parece que um dia a estratégia funciona, no outro não e você se encontra aflito por não ter engajamento logo no primeiro mês. Quando você acha que desvendou o mistério, percebe que está na estaca zero, olhando para a tela do computador esperando um lead ou uma venda que nunca chega. Então, se você está mergulhado no Inbound Marketing, seja persistente! O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias que mais apresentam ROI (Retorno sobre Investimento). Se sua estratégia parece não estar funcionando, aqui estão as principais razões do porquê a campanha falha.
1. Você está se vendendo demais
Ninguém quer ler seu panfleto. Quer dizer, quando foi a última vez que você foi conquistado por alguém que interrompeu sua conversa para te vender alguma coisa? Foi o que pensei. A verdade é que a maioria das pessoas está interessada nos próprios problemas e preferem que você os resolva. Então se você lê o seu conteúdo e ele parece muito ‘varejão’ – toda hora se vendendo e esquecendo do conteúdo – é hora de repensar com o consumidor em mente. Comece pensando nos problemas deles e ensine-os a resolvê-los. Assim que fizer isso, você vai criar uma relação de confiança entre você e seu público, esse deve ser o objetivo da sua campanha.
2. Você não tem ideia com quem está falando
Claro, você deve pensar que sabe qual é o seu público-alvo. Você até estipula personas para sua marca, não é mesmo? Mas você sabe realmente quem eles são? Você sabe seus medos, suas esperanças, seus problemas e a maneira que eles gostam de conteúdo? Ou você acha que eles são bonequinhos de palito com uma placa pendurada no pescoço que diz ‘homem de 40 anos’?
Para entender realmente seus clientes você precisa construir personas extensas, não se limitando apenas na questão demográfica, mas também na questão psicológica e estudar o seu comportamento. Aprenda o máximo que conseguir deles. Uma vez que entender quem eles realmente são, você poderá falar e engajar-se com eles.
Confira nosso post sobre 7 razões para entender por que você deve focar na sua estratégia de marketing digital.
3. Você não tem ideia onde eles estão em suas jornadas
A jornada de compra do consumidor são os passos clone rolex daytona 116518 mens rolex calibre 7750 mingzhu engine black dial automatic que seus clientes dão para conhecer sua empresa, decidir se vão usar seus serviços/produtos e se tornar realmente um cliente. Em diferentes pontos da jornada, seu cliente terá perguntas que precisam de respostas. Mas, se você sempre fizer o mesmo conteúdo, dizendo a mesma coisa, como eles terão respostas para perguntas diferentes?
Ao invés disso, você deve elaborar conteúdo que aborde as preocupações que eles vão encontrar enquanto estão decidindo se patrocinarão seu negócio ou não. Você pode identificar isso fazendo a jornada do consumidor e se colocando no lugar dele. Faça as perguntas que eles perguntariam e veja se você está as respondendo adequadamente. Se não está, é hora de um novo conteúdo.
4. Eles não acham seu conteúdo
Já dizia o ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. Isso significa que seu conteúdo precisa ver a luz do dia. As pessoas provavelmente não irão ver aquele conteúdo excelente que você produziu a menos que você o promova em redes sociais, mande por e-mail marketing para os seus contatos, peça para seus colaboradores, amigos e família compartilharem. Assegure-se que seu conteúdo está na mídia, caso contrário, você vai esperar muito tempo por resultado.
5. Você não está dizendo nada novo
Espera um pouco… você tá me dizendo que seus clientes não estão devorando o título do seu post recente do blog? Isso acontece porque provavelmente esse artigo foi escrito mais de 2,000,000 vezes… essa semana. E, vamos ser honestos, seus cientes não são robôs. Então por que eles deveriam estar felizes ao lerem a mesma coisa repetidas vezes? Ao invés de reproduzir conteúdo, crie aquilo que você quer criar. Eu te garanto que será mais autêntico e atraente que o conteúdo processado que se vê todo dia em todo site na internet. Quando seu conteúdo é puro e tem um pouco da sua personalidade ele se torna algo novo e estimulante. E seus clientes irão te recompensar por isso.
Então, use um pouco do tempo inspecionando suas campanhas e tenha um pouco de auto-consciência em relação as suas fraquezas. Uma vez identificando o porquê das coisas não estarem funcionando, tome os passos necessários para moldar a campanha e você ficará surpreso positivamente com os resultados.
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