Os marketeiros das mídias sociais concordam quase unanimemente no significado de curadoria de conteúdo. Marcas e negócios perceberam que criar conteúdo original constantemente é desafiador, tanto na capacidade criatividade que demanda quanto no tempo que precisa. Curadoria de conteúdo, por outro lado, vem com várias vantagens, como economizar tempo ao procurar conteúdo para seu público, segmentação e a filtragem desse conteúdo e também a habilidade de te ajudar a se estabelecer na liderança dentro de um nicho.
Entretanto, curadoria de conteúdo para compartilhamento só tem um fim – engajamento. Independentemente da quantidade de conteúdo que você ‘cura’ e compartilha, seu negócio vai colher pouco benefício de todo esse esforço a não ser que o seu público goste, compartilhe e comente nos seus posts. E se você está administrando algumas mídias sociais, você provavelmente sabe que engajamento pode ser às vezes tão raro quanto um pote de ouro no fim do arco-íris.
Qual conteúdo promove engajamento?
Entender o seu público é de extrema importância no marketing de mídia social, como qualquer outra técnica de marketing. O grupo The New York Times Customer Insight conduziu um estudo para entender por que as pessoas compartilham conteúdo online. O estudo de três fases identificou 5 motivações para o compartilhamento:
- Para entreter, ou compartilhar informação útil
- Para definir personalidade
- Para estabelecer relacionamentos
- Para se sentirem envolvidos no mundo à sua volta (realização pessoal)
- Para espalhar conscientização sobre marcas/causas
Seu público vai se engajar com você somente se o seu conteúdo adiciona algo a eles. Também lembre que é mais provável que seu público compartilhe o seu conteúdo porque também adiciona algo para quem eles compartilham. Quando a curadoria de conteúdo pensa pelo ponto de vista dos leitores – o que esse conteúdo pode fazer para eles? – e quando o engajamento aumentar, você não vai só aumentar o tráfego do seu site, mas vai eventualmente atrair mais seguidores para a sua página. Veja 4 jeitos ótimos para fazer curadoria conteúdo!
1. Use ferramentas para descobrir conteúdo e agregadores de notícia
Fazer pesquisa manualmente para descobrir um conteúdo interessante em buscadores consome muito tempo. Ferramentas para descobrir conteúdo podem te ajudar tanto em economizar tempo quanto esforço de juntar informações relevantes para suas páginas nas mídias sociais. Veja alguns exemplos de ferramentas que você pode usar:
DrumUp é um inteligente curador de conteúdo e ferramenta administradora de mídia social, que usa Processamento de Linguagem Natural (PLN) e algoritmos de aprendizagem de máquina para descobrir novos e relevantes conteúdos. A ferramente também te permite editar os posts dos conteúdos recomendados e programá-los para compartilhar no Facebook, Twitter e LinkedIn. Você ainda pode adicionar posts customizados junto com imagens na fila de espera da programação. Isso te permite conectar o conteúdo do seu blog nas suas mídias e armazenar posts interessantes na sua biblioteca de conteúdo. Disponível também em Android e IOS, mas apenas em inglês.
Feedly é um poderoso leitor de RSS que te permite seguir fontes específicas, incluindo suas publicações favoritas na web e blogs. Embora não te ajude a administrar contas nas mídias sociais, você pode mesmo assim compartilhar as histórias pelas ferramentas do Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+. Recentemente, Feedly anunciou um novo recurso que integra a ferramenta com o Google Now para te dar acesso às suas fontes de conteúdo preferida no horário e lugar conveniente para você. Disponível apenas em inglês.
Flipboard é um inteligente agregador de conteúdo que te traz conteúdo por fontes variadas, incluindo o que outros publicam nas mídias sociais. Flipboard apresenta o conteúdo em formato de revista, deixando extremamente fácil para você navegar pelos conteúdos recomendados. As recomendações são fornecidas de todos os tipos de formatos, incluindo vídeos e podcasts. Disponível apenas em inglês.
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2. Se inscreva em newsletter e feeds RSS de blogs de fontes respeitadas
Newsletter e feeds RSS são uma ótima fonte de tendência de conteúdos. As duas formas de inscrição vão deixar conteúdo diretamente no seu inbox, te salvando da complicação de procurar através de buscadores. Algumas ferramentas também te permitem conectar seus feeds RSS favoritos diretamente na sua conta do Twitter.
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3. Conduza surveys ou entrevistas
Surveys e/ou entrevistas são úteis para ter seu público envolvido no seu conteúdo. É uma boa ideia basear seus surveys em tópicos que são moda na sua indústria. Desta maneira, você estará compartilhando conteúdo sobre assuntos nos quais já há algum interesse. Como resultado, o público vai ser mais receptivo aos resultados de sua pesquisa. Ao publicar entrevistas, assegure-se de que seu entrevistado possua experiência suficiente no tópico de discussão. Ter um especialista ou um grupo de especialistas para uma entrevista não só ajudará a garantir a qualidade do seu conteúdo, mas também vai dar credibilidade aos seus esforços.
4. Tenha formadores de opinião envolvidos
Marketing de influência ganhou muita atração nos últimos tempos e com uma boa razão. Formadores de opinião nas mídias sociais podem te entregar os mesmos resultados de marketing de boca a boca, mas em uma escala muito, muito maior. Para identificar os influenciadores no seu nicho considere 3 coisas: Alcance, relevância e repercussão. Os influenciadores que você decidir escolher devem ter muitos seguidores e ter interesse na sua indústria/produto/serviço, discutindo sempre tópicos relevantes para seu público em particular;
Fonte: blog.drumup.io
Agora é só utilizar esses artifícios e criar um conteúdo útil para o seu público!
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Até o próximo post!