Storytelling em 140 caracteres – como contar boas histórias no Twitter?

Um dos grandes desafios para redatores hoje é criar um conteúdo com uma boa história. Nem sempre é fácil, mas a gente se esforça. Mais desafiador que contar uma história no post de um blog é contar uma história no Twitter. Afinal, como contar uma boa história com apenas 140 caracteres?

Twitter é uma rede social que propôs para as pessoas que elas contassem o seu dia. Num primeiro momento, muita gente ficou com um pé atrás. Ninguém queria contar o seu dia numa rede social e muitos acharam que seria bem inútil ler o que os outros fizeram. As pessoas até aceitaram a ideia inicialmente, mas a plataforma começou a tomar outra forma.

Conforme o tempo foi passando, as pessoas começaram a transformar essa rede muito mais num disseminador de memes, piadas e comentários sobre programas, notícias e eventos. A rede começou a se aquecer com essa interações, especialmente pelo uso massivo das hashtags. Dias com Super Bowl, finais de X Factor, The Voice, Masterchef, por exemplo, são bem movimentados. Os assuntos do momento aparecem nos trending topics.

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Então, como as empresas podem se beneficiar com isso?

Os tweets das empresas normalmente não obtém muito engajamento. Para mudar isso, a empresa deve saber se comunicar com o público presente no Twitter, que é muito mais descolado. Além disso, deve envolver os leitores em uma história criativa, simples e direta.

Como?

O que está imperando muito no Twitter é o humor. Logicamente, deve ser aplicado de uma maneira apropriada com o seu negócio. E uma geração marcada pelo politicamente correto, o humor deve ser feita com cautela e de maneira inteligente.

Storytelling em 140 caracteres - como contar boas histórias no Twitter

Você pode, é claro, ‘burlar’ os 140 caracteres que limitam a sua narrativa e criar uma série de tweets contando uma história. A história ficará dispersa se você não utilizar uma hashtag base, que englobe toda a sua narrativa. Dependendo da história, a possibilidade de viralização é bem alta e de engajamento também. O humor é uma das grandes apostas para conquistar o seu público no Twitter.

Esteja atento com as notícias

Um meme circulando pelas redes pode ser uma ótima opção para um post engajado. Aproveite os assuntos do momento que muitas pessoas estão comentando como uma citação de alguém famoso que pode ser alterada e adaptada para a sua empresa ou uma foto icônica circulando pelas redes. Você criará uma narrativa apoiada em algo já viralizado e se for bem feito tem tudo para obter muitos retweets e curtidas.

Storytelling em 140 caracteres - como contar boas histórias no Twitter

Utilize imagens e GIFs

Eles colaborarão muito na sua história. Escolher uma imagem ou GIF condizente com a sua narrativa agregará mais do que está escrito nos 140 caracteres, complementando a sua intenção.

Storytelling em 140 caracteres - como contar boas histórias no Twitter (2)

Agora é só construir uma narrativa legal e engajar mais os seus seguidores no Twitter. 140 caracteres não é um empecilho para uma boa postagem!

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