Planejamento de Marketing: como anda a comunicação da sua empresa?

Um dos fatores essenciais para manter a visibilidade da sua empresa é a comunicação. Interagir com os clientes, responder suas dúvidas, se pronunciar sobre erros, mostrar seu serviço/produto: tudo isso é de extrema importância para a sua empresa e ainda mais para o seu cliente. Como anda a comunicação da sua empresa?

1. Comunicação é venda

As pessoas não vão saber da sua empresa se você não fala dela em lugar nenhum. Simples. O seu público precisa saber quem você é, onde está, como entrar em contato, o que vende, o que tem de vantagem e qual a diferença da sua empresa para os concorrentes. E para isso não precisa fazer uma propaganda caríssima não! Há MUITAS maneiras de você divulgar a sua marca sem gastar muito. O que está em alta agora são as redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram e até Snapchat: muito movimento de pessoas, inclusive aquelas que procuram o que você tem. Um bom planejamento de Marketing conta com um bom estudo do seu público-alvo e isso afeta diretamente em como você fará a sua comunicação, se a melhor estratégia é ser informal ou formal com o seu público. Afinal, se a sua empresa vende maçãs e você está fazendo uma comunicação que está atingindo quem gosta só de melancia, não vai adiantar muito, certo?

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2. Não deixe a comunicação morrer

Não adianta gastar toda sua verba em uma comunicação de uma semana. Planeje os seus gastos e planeje muito bem como você fará essa comunicação. Será que vale a pena usar o rádio? A TV? As mídias sociais? Outdoor? Por quanto tempo esses anúncios devem ser feitos? Quanta verba tenho para gastar? Isso tudo deve ser levado em consideração, e o mais importante é se atentar para a sua verba. Não pode haver um vácuo na sua comunicação e ela deve ser constantemente modificada e aprimorada, conforme as necessidades da sua empresa e dos seus clientes.

3. Facilite a jornada de compra do seu cliente

Uma boa comunicação é aquela feita de maneira clara. Você pode fazer uma propaganda extremamente elaborada, mas nada vai adiantar se o consumidor ficar com dúvidas. Deixe bem claro as informações da sua empresa para as pessoas te procurarem. Caso possua um site, facilite a jornada de compra e reduza os passos para a aquisição.

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4. Converse

Um dos grandes trunfos para um bom relacionamento com o consumidor é a conversa. Comunicação não é só propaganda, mas sim tudo que envolve uma conexão entre a empresa e o cliente. Usar as mídias sociais como um canal de relacionamento é uma ótima opção porque a interação é bem alta e é bilateral, ou seja, a comunicação vem de ambas as partes. O seu cliente também opina, critica e sugere nesses canais e isso conta muito para o crescimento da empresa. Criando uma boa relação nas mídias sua empresa ganha credibilidade por ser atenciosa.

Agora, é só aprimorar a sua comunicação para ser reconhecido e vender mais!

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