5 tendências do Marketing para 2017!

2016 foi um ano animador, cheio de inesperados crescimentos e recessos no Marketing, nos fazendo olhar para 2017 ansiosos. Então, quais previsões se tornaram realidade e quais começaram em alta mas caíram no esquecimento?

1. Blended Marketing dominou 2016 – o que podemos esperar para 2017?

Sem surpresa: Blended Marketing – aquele que combina marketing tradicional (offline) com marketing digital (online) – dominou 2016. Entretanto, assim como aumentou o número de programas bloqueando anúncios, também aumentou o bombardeio de ofertas que os consumidores não precisam ou que aconteciam em momentos inoportunos.

Como resultado disso, os consumidores estão sendo bem mais seletivos nos aplicativos que instalam, nos sites que visitam e nos e-mails que recebem. Se você não está fazendo o suficiente para ficar no ‘top of mind’ dos consumidores sem ser invasivo, você irá para a terra dos esquecidos.

É por isso que muitos empresários olham para o omni-channel – o consumidor conhece o produto na Internet e compra na loja física, ou vice-versa. Compra em diversos canais e pode cruzar compras em ambientes virtuais ou físicos – como um risco mais do que uma recompensa. Você realmente quer estar em todo lugar que o seu consumidor está e a todo tempo? O consumidor quer que você esteja lá? Se você não separa um tempo para refinar e projetar o seu marketing apropriadamente, os consumidores não irão gostar de você.

As mídias sociais e mobile media estão desfocando as linhas de relacionamento unilateral com a empresa com recomendações, vídeos e revisões – criando um empurrão ainda maior para as empresas para serem notadas entre os pedaços amalgamados de lançamentos de produtos, anúncios de redirecionamento e vídeos de ‘Olhem-para-mim-eu-sou-uma-autoridade-no-assunto’. Com mais e mais anunciantes querendo seu lugar ao sol, eles olham para o que os outros estão fazendo e, em seguida, copiam seus esforços, ao invés de testar por conta própria para ver o que a sua audiência singular responderia.

O Google mudou os resultados das buscas para incluir vídeo, notícias recentes, informações de localização e outros detalhes para ajudar a busca do consumidor de acordo com o que ele desejava.

O que isso significa para o Marketing em 2017? Cada vez mais se atentar para conteúdos e propostas irrelevantes e errôneas para o clientes. O Google vem evitando dar prioridade na busca para sites que carregam lentamente, e lê o seu site de acordo com as tags, palavras-chave e conteúdo. São detalhes que te colocam na primeira página ou na última, dependendo de como você está fazendo a sua comunicação. Em 2017, podemos esperar mais atualizações dos buscadores nessa questão, procurando evitar transtornos para os consumidores com propagandas enganosas.

Veja também Planejamento de Marketing: como anda a comunicação da sua empresa?

2. Realidade Aumentada

O que deixou a imaginação de todo mundo agitada foi a realidade aumentada. O que bombou foi o Pokémon Go, que obteve um um grande buzz mas falhou por ser um jogo sem muitas novidades na jogabilidade. Mesmo assim, foi um marco na gamificação, e como o uso do celular ganha força, podemos olhar para o futuro com a realidade aumentada ser uma grande oportunidade.

 3. O poder das mídias sociais

As mídias sociais têm uma audiência poderosa e apaixonada ao seu lado. Afinal, não oferecer um equilíbrio pode afetar o engajamento do usuário, e perder o engajamento do usuário é a única coisa que nenhuma rede social quer imaginar – é a sua força vital. E engajamento é o que as empresas querem também. Criar um conteúdo apropriado para o público e se tornar uma referência. Ser conhecido e reconhecido é um dos objetivos das empresas e o melhor jeito de conseguir isso é com as mídias sociais que só tendem a crescer e evoluir em 2017.

Revisões e recomendações estão afetando diretamente a venda das lojas. Demora no atendimento, produto ruim e muitos outros problemas estão sendo explanados publicamente pelos consumidores, e os potenciais consumidores estão de olho. Ter uma polêmica na sua página pode resultar no fim do seu negócio, dependendo da gravidade.

4. Mais e mais conteúdo!

As pessoas cada vez mais fogem da publicidade tradicional. Streams que oferecem um conteúdo, como a Netflix, que fornecerem um serviço sem interrupções estão ganhando espaço. Empresas estão apostando no Marketing de Conteúdo para conquistar o coração dos seus clientes sem ser invasivo. A publicidade tradicional não irá acabar tão cedo, mas a tendência agora é ajudar o cliente. O consumidor tem uma dúvida, uma pergunta e lá está o conteúdo da empresa para ajudá-la e, no fim desse processo, mostrar o seu serviço. O consumidor lembrará da marca por essa ajuda, muito mais que uma propaganda mirabolante interrompendo-o. Em 2017, o bem-estar do consumidor ficará em evidência.

5. Bots

Uma grande de tendência é o crescimento do uso de bots. São sistemas que simulam uma interação humana com, por exemplo, assistentes virtuais que realizam um trabalho de atendimento. Isso reduz o trabalho de um atendente humano. Com respostas automatizadas, muitas dúvidas do consumidor serão tiradas rapidamente. Siri, da Apple, também é um exemplo de assistente virtual que ajuda o usuário com buscas tanto na web quanto no próprio telefone. A tendência é aprimorar esses sistemas, tornando-os mais complexos.

Leia também Serviço ao consumidor: Como balancear atendimento humano e virtual

Traduzido e adaptado de In2Sight

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