Mobile First: o que significa esse conceito?

Dentro o Marketing, é comum o surgimento de novos termos. Essa área também tem um apreço por terminologias em inglês que muitas vezes pode confundir até o mais experiente marqueteiro. Um dos termos não muito conhecidos é o Mobile First. Apesar de ser bem sugestivo, muitas pessoas desconhecem seu significado. Afinal, o que é Mobile First?

Mobile First nada mais é que começar a desenvolver sites ou projetos primeiramente para celulares. O conceito foi desenvolvido por Luke Wroblewski e, segundo ele, há muito excesso de informação nos site pela facilidade de colocá-las no desktop.

“O mobile não deixa espaço para nenhum conteúdo de relevância duvidosa. Você precisa saber o que realmente importa. Para fazer isso, você precisa conhecer bem os seus usuários e o seu mercado.” – Luke Wroblewski

De fato, há muitos sites que tem um turbilhão de informações tudo na mesma página e você nem sabe para onde olhar. Isso pode prejudicar a experiência do usuário e, talvez, a venda do seu produto/serviço.

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Por que Mobile First?

Alguns motivos para começar com o Mobile e não com o desktop:

  • O celular para navegar na rede era usado em 80,4% das casas com acesso à internet em 2014 segundo dados do IBGE, já o computador para esse fim estava em 76,6% desses domicílios e teve queda na comparação com 2013 (88,4%)
  • Otimizar um site para mobile é bem mais fácil. A redução de conteúdo colabora para o site em mobile não ficar lento e não prejudica, assim, a experiência do usuário.
  • Segundo a 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), a projeção de número de smartphones em 2018 é de 236 milhões no Brasil.
  • 41% dos internautas brasileiros já realizaram pelo menos uma operação de compra de mercadorias físicas usando seu smartphone (dados de setembro de 2015).
  • Crescimento do e-commerce no Brasil: em 2014 as compras por smartphone totalizaram R$15,1 bilhões, representando mais de um sexto do e-commerce brasileiro. Em novembro de 2015 essa marca já estava próxima de 20%, indicando que praticamente um quinto das compras já é realizado através do smartphone.
  • O mobile apresenta outra opções de interatividade com o consumidor, como o GPS, giroscópio, multi-touch, acelerômetro entre outros.
  • Fazer um site desktop depois de ter feito o mobile é mais fácil que se fosse o contrário, justamente pela questão dos conteúdos como já citamos.
  • Um dado mais atualizado dos Estados Unidos mostra que o tempo gasto na Internet por dia. 51% é no mobile, contra 42% do desktop.

Mobile First: o que significa esse conceito?

 

É hora de considerarmos o Mobile tendo em vista o aumento exponencial do uso dos celulares. Analise seu público-alvo para pensar na melhor estratégia e quais os principais itens que seu consumidor quer saber no seu site, não sobrecarregando-o de informações inúteis. Promova a melhor usabilidade e acessibilidade para seu consumidor.

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