De acordo com uma pesquisa feita pelo Prezi, para 80% dos consumidores a resposta é “3 dias”.
A pesquisa, realizada em conjunto com a renomada neurocientista cognitiva Dra. Carmen Simon, descobriu que as 3 principais razões para os consumidores esquecerem dos conteúdos são:
– Irrelevância (55%)
– Falta de motivação para se lembrar (35.7%)
– Muito conteúdo reter (30%)
Talvez surpreendentemente, distrações foram relatadas por apenas 18% dos entrevistados como a principal razão de esquecimento do conteúdo.
Isto significa que o problema é provavelmente o próprio conteúdo.
Vídeos e conversas são os mais lembrado
Nós já falamos aqui no blog sobre o poder de utilizar o formato de vídeo e a estratégia do storytelling para o seu negócio. E, os dados da pesquisa feita pela Prezi também demonstram uma preferência por esse tipo de conteúdo:
– Conteúdos que “contam algo novo para o público” foram considerados os mais memoráveis (27%)
– 49% disse que conteúdo que fala sobre algo bom que aconteceu ajuda o público a lembrar dele.
– 37% consideram vídeo o formato mais memorável, seguido por artigos (28%) e apresentações cara a cara (21%).
Além disso, 70% do público entre 16 e 24 anos disse que a conversa é a melhor forma de convencer eles a comprarem de uma marca em particular, eles precisam sentir que a marca está interagindo e engajando com eles.
Igualmente, 77% dos entrevistados pensam que softwares de apresentação interativa poderiam ajudá-los a reter mais informações.
O que esses resultados significam?
De acordo com o diretor regional da Prezi na Europa, Spencer Waldron: “Os publicitários sabem que o conteúdo pode ser uma fonte incrivelmente poderosa de influência sobre as percepções e decisões de compra. Mas, para que o conteúdo possa influenciar e realmente gerar vendas, é preciso saber como segurar a atenção do público e como ser memorável. “
Essa pesquisa coincide com o lançamento da Prezi Next – uma nova plataforma que foi projetada especificamente para permitir que usuários individuais possam criar mais facilmente apresentações conversacionais, mover-se livremente entre tópicos e adaptar-se rapidamente.
Texto traduzido e adaptado de: Marketing Tech
Quer ficar por dentro de tendências e curiosidades sobre Marketing Digital? Acompanhe o nosso blog onde postamos artigos toda segunda, quarta e sexta, e nosso canal de Podcast no Soundclound.