É estranho pensar que muitas empresas ainda não estão online. Muitas delas não enxergam a grande necessidade que é estar presente digitalmente. Já outras empresas acham que estar online se restringe apenas a mídias sociais. Mas você sabe a importância de ter um site para a sua empresa?
Sabemos do crescimento exponencial da Internet. A nova mídia revolucionária permitiu uma interação nunca antes vista, e propiciou um alto fluxo de troca de informações dos mais variados temas. A tecnologia evoluiu de mãos dadas com esse novo meio de comunicação, buscando compreender as necessidades dos usuários e aprimorar as plataformas. No Brasil, a 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015 mostrou que 58% da população brasileira usam a internet – o que representa 102 milhões de internautas, e a tendência é só aumentar.
Veja quantas pessoas você pode atingir tendo um site! Muito mais do que você teria apenas com a sua loja física. Você abre a possibilidade de pessoas de outros locais conhecerem o seu negócio. O site mostra o que é a sua empresa, o que você oferece para o mercado e formas de achá-lo. É bem melhor que um simples cartão de visitas, não é mesmo?
Imagine que você tenha um restaurante. Se você não investe em nenhuma mídia, as pessoas irão conhecer você apenas se passarem na frente da sua fachada. O impacto não é muito grande. Caso você invista em alguma mídia como a TV e o rádio, você impactará mais pessoas, mas não terá métricas para saber se suas campanhas estão sendo efetivas e como você pode melhorá-las.
Já na internet…
Criando um site adequado e sabendo utilizar as plataformas corretas, você pode ter acesso as mais variadas métricas e saber efetivamente se seu site está adequado e se está convertendo clientes para o seu negócio. Além disso, você poderá ser achado por qualquer pessoa, inclusive alguém que não conhece a cidade e quer descobrir um bom restaurante para almoçar. Claro, não é tão fácil de conseguir essa visibilidade.
Se meu sobrinho fazer meu site, vou conseguir ser visto pelos meus clientes?
Depende. Se o seu sobrinho tem conhecimento em SEO e saiba da importância de ter site responsivo, talvez dê certo! Você não cria simplesmente um site e espera que as pessoas o achem – seria a mesma coisa de ter uma loja física e simplesmente esperar que as pessoas venham até você. Existem técnicas para colocar o seu site no topo dos buscadores como Google e Bing. Por exemplo: palavras-chave, tags, criação de conteúdo e um layout bonito, efetivo e adequado para todas as telas. A complexidade da tecnologia aumentou e o acesso ao seu site pode ser feito tanto de um computador quanto de um celular. A leitura do seu site está adequada para os dois?
É por isso que a contratação de profissionais capacitados é a melhor opção para ter um site efetivo. Não importa o tamanho da sua empresa, ter um site com as técnicas adequadas é ter visibilidade. Dar informações online sobre a sua empresa pode ser um grande diferencial entre você e seu concorrente. Entre ligar para uma empresa para pedir informações e acessar um site, qual você escolhe?
A maioria das pessoas irá escolher a segunda opção.
Considerar uma presença online é essencial. Mas veja bem, estar online não é estar só presente no Facebook, viu? Apesar de ter métricas também, o alcance orgânico é bem baixo.
Não tenha medo de investir em um bom site!
Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases. Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira também nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis!