Algoritmo do Facebook desmistificado: como otimizar a exposição no feed de notícias!

Suas postagens alcançam poucas pessoas no Facebook? Você se pergunta como aparecer nos feeds de notícias de mais pessoas?

O algoritmo do Facebook determina quem vê e quem não vê seu conteúdo. Neste artigo, você descobrirá como o algoritmo do Facebook funciona e como os profissionais de marketing podem otimizar suas postagens para obter a máxima visibilidade do feed de notícias!

1. Como o algoritmo do feed de notícias do Facebook classifica seu conteúdo?

Adam Mosseri (vice-presidente do desenvolvimento de produtos do Facebook) recentemente revelou os quatro passos que o Facebook usa para classificar seu conteúdo nas notícias durante a F8 Summit de 2017.

Ele primeiro explicou que um algoritmo é “uma fórmula ou um conjunto de etapas para resolver um problema específico”. Ele então apresentou um problema real para ilustrar como ele funciona: o que pedir para sua esposa em um restaurante.

Para encontrar uma solução, Adam quebrou este problema em quatro etapas:

  • Verificar o menu para ver quais são suas opções.
  • Considerar todas as informações à sua disposição (por exemplo, o que a esposa gosta de comer, é hora do almoço ou da refeição, o que é bom no restaurante?).
  • Fazer previsões na cabeça (por exemplo, ela gostaria de ter salmão para o almoço hoje, seria estranho se eu pedisse a ela um soufflé de chocolate para o café da manhã?).
  • Ele então deve considerar todas essas informações e realizar o pedido da esposa.

Ao ativar esse processo, Adam está executando um algoritmo na cabeça dele. O que todos fazemos todos os dias. Da mesma forma, o algoritmo do Facebook usa quatro etapas para ajudá-lo a decidir como classificar seu conteúdo no feed de notícias.

Essas etapas são:

  • Inventário (O que está no menu?)
  • Sinais (É hora do almoço ou da janta?)
  • Previsões (Será que ela gostaria do salmão?)
  • Pontuação (Fazer um pedido)

Inventário

Quando você abre seu feed de notícias pela primeira vez, o algoritmo do Facebook faz um inventário ao analisar todas as histórias postadas por seus amigos e as páginas que você segue (da mesma forma que Adam verificou para ver o que estava no menu).

Sinais

O Facebook considera todos os dados disponíveis e tenta tomar uma decisão sobre o quanto você está interessado em uma certa história. O Facebook chama esses dados “Sinais”. Existem centenas de milhares deles que o Facebook considera para classificar seu conteúdo, por exemplo, quem postou uma história, em que telefone usuário está, que horas são, quanto você possui banda larga e assim por diante. Mais sobre esses sinais no segundo tópico (clique).

Previsões

O Facebook então usa esses sinais para ajudar a fazer previsões e calcular a probabilidade de determinados resultados, por exemplo, quão provável é que você comente, compartilhe ou gaste tempo lendo uma história e assim por diante.

Facebook looks at a variety of signals to rank content and determine what to show in the news feed.

O Facebook irá analisar a probabilidade de clicar, compartilhar ou comentar.

Pontuação

Depois de fazer essas previsões e calcular as probabilidades, o Facebook consolida a informação para calcular uma “pontuação de relevância“, um número que representa quanto você pode estar interessado em uma certa história para o Facebook. Vale ressaltar que Adam fez questão de enfatizar que o Facebook realmente não sabe o quanto você está interessado em uma certa história, é um palpite.

Facebook tries to predict what content users will want to see in the news feed.

O Facebook tenta prever qual conteúdo os usuários querem ver na sua timeline.

Esse processo de ranqueamento ocorre toda vez que você abre o seu Facebook  e, finalmente, determina como o seu feed irá se parecer.

Facebook calculates a relevance score based on a variety of factors, which ultimately determines what users see in the Facebook news feed.

Facebook calcula uma pontuação de relevância baseada em uma série de fatores. 

O2. Os sinais que Facebook considera ao classificar seu conteúdo

 

Um grande momento na fala de Adam na palestra foi: “o critério mais decisivo para determinar o você vê no seu feed de notícias é quem você adiciona como amigo e quais [páginas] você decide seguir em primeiro lugar”.

Isso faz sentido, pois esses critérios determinam em grande parte como o Facebook interpreta a miríade de sinais que examina ao solicitar um feed de notícias mais relevante para seus interesses.

Alguns dos sinais específicos que afetarão sua classificação no Facebook incluem:

Quem postou uma história

  • Frequência de postagens dessa pessoa/página
  • Comentários negativos anteriores sobre um autor

Engajamento

  • Tempo gasto no conteúdo
  • Engajamento geral que o post já tem

Quando a história foi postada

  • Ser marcado pelo amigo
  • Um comentário recente do amigo

Tipo da história

  • Integridade da página
  • Se foi postado por um amigo ou página
  • Quão informativo o post é

These signals affect how your content is ranked in the Facebook news feed.

3. As previsões que o Facebook faz ao classificar seu conteúdo

O Facebook leva em conta a rede de amigos de cada usuário, as páginas que seguem e os sinais acima para fazer uma série de previsões e probabilidades:

  • Para clicar.
  • Para passar tempo com uma história.
  • Para gostar, comentar e compartilhar.
  • Se você achará informativo.
  • Isso é clickbait.
  • Isso contém nudez.

Isso resulta em uma pontuação de relevância e, portanto, um feed de notícias exclusivo para cada pessoa no Facebook.

Each Facebook user has a unique news feed.

4. Como otimizar seu conteúdo para o algoritmo do Facebook

Como um profissionais de marketing, você sempre quer que seu conteúdo seja visto pelo máximo de pessoas possível. O recente discurso de Adam reforçou o quão importante é criar conteúdos relevantes, valiosos e interessantes para o público-alvo. Se você não fizer isso, é provável que você apareça em menos feeds de notícias.

A seguinte lista de dicas irá ajudá-lo a criar conteúdo que atinja o maior número de feeds de notícias possível (com base nas informações de Adam acima):

  • Crie conteúdos prováveis ​​de obter comentários positivos do seu público, sob a forma de comentários, likes ou reações positivas, estes que agora são ponderados para afetarem o ranking de postagens um pouco mais do que likes

Facebook reactions affect your content ranking slightly more than likes.

  • Publique conteúdo que promova o engajamento e um investimento de tempo de seu público, conteúdos em vídeos são uma excelente opção aqui. Como já contamos no post Por que usar vídeos no seu E-commerce?, os clientes se sentem mais atraídos para ver vídeos do que para ler textos.
  • Postar um conteúdo social e compartilhável, que gere uma identificação e empatianão só focando nos produtos e serviços que sua empresa oferece.
  • Engajar seus clientes com concursos, sorteios e promoções. Uma dica é criar posts que incentivem os seus seguidores a marcarem os amigos. Leia mais no nosso post 4 Ideias para entreter seus seguidores do Instagram
  • Manter um cronograma. De nada adiantará fazer postagens constantes por um tempo e depois a sua página ficar vazia por 3 meses.
  • Crie um público específico que seja relevante para seus atingir seus objetivos como um negócio e crie conteúdo que mapeie esses objetivos. Você pode verificar os interesses do público da sua página do Facebook usando Audience Insights e selecionar a opção ‘Pessoas conectadas à sua página’. Algoritmo do Facebook desmistificado: como otimizar a exposição de feed de notícias

Research your Facebook fans demographics, interests, and behaviors using Audience Insights.

Pesquise a demografia, os interesses e os comportamentos dos fãs do seu Facebook usando o Audience Insights.

Táticas para ficar bem longe!

  • Não crie conteúdo que induza engano ou confusão aos usuários (ou seja, clickbaits).

  • Não crie conteúdo que viole os Termos e Condições do Facebook (por exemplo, nudez).

Pensamentos Finais

Ficar visível no feed de notícias continuará mais desafiador, já que a quantidade de ruído que o Facebook cria não para de aumentar. É por isso que agora é mais importante do que nunca se concentrar na criação de conteúdo relevante para o seu público (Inbound Marketing). Se você oferecer conteúdo que o público achou relevante e agradável, o Facebook continuará mostrando seu conteúdo em seus feeds de notícias.

Traduzido e adaptado de: Social Media Examiner

Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira também nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis!

Toda semana um Vídeo novo no Canal MB. Acesse no Instagram

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter