Mulheres são a maioria no mercado de influenciadores!

No mundo emergente do mercado de influenciadores, as mulheres tendem a manter mais influência do que os seus colegas do sexo masculino. Hoje, várias delas já trabalham com blogs, canais do Youtube, Podcasts, perfis dos Instagram, entre tantas outras redes, divulgando marcas e produtos. Já falamos aqui no blog sobre Marketing de Influência, confira agora uma pesquisa que traçou o perfil dos que trabalham com esse tipo de Marketing!

Pesquisa de mercado IndaHash

De acordo com uma pesquisa global de mais de 2.000 influenciadores digitais da IndaHash, 68% deles são mulheres, e há um certo tipo de mulher que governa o mercado influenciador da mídia social:

  • A maioria mora em cidades grandes ou capitais
  • 88% acreditam que influenciam não apenas seus followers online, mas também seus amigos da vida real.
  • 61% postam pelo menos 1 vez por dia.

Embora essas influenciadoras parecem estar sempre em competição umas com as outras, o estudo mostra que a maioria não vê a missão de ganhar seguidores dessa forma. 56% das influênciadoras do sexo feminino vêem outras como sendo mais parecidas com parceiras de negócios e 62% relataram usar outras influenciadoras para ajudá-las a formar suas próprias opiniões. Isso caiu para 48% entre os influenciadores do sexo masculino.

“Nós sabemos que os influenciadores funcionam melhor quando recomendam produtos e serviços que eles acreditam genuinamente e, como resultado, seu público confia no que eles dizem”, disse Barbara Soltysinska, CEO e co-fundadora da indaHash. “Nossas mulheres editoras e emissoras assumem seu papel a sério e, como resultado, representam uma ameaça real para a mídia tradicional e oferecem uma alternativa real para anunciantes globais”.

Uma nova forma de fazer publicidade

A nova forma de publicidade de que os influenciadores sociais estão liderando difere em várias maneiras importantes.

Em primeiro lugar, a frequência de publicação é frequentemente extremamente elevada. 47% das influenciadoras postam conteúdo até três vezes ao dia. O tipo mais popular de conteúdo de redes sociais são: selfies (56%), moda (40%) e viagens (34%).

Uma diferença fundamental que separa influenciadores masculinos e femininos é a ideia de rever e testar produtos. Quando perguntado a forma principal de campanha em que participam, 56% das mulheres responderam com revisão ou teste, em comparação com 44% dos homens.

Outra diferença é a utilidade que as marcas vêem nos próprios influenciadores. Quando perguntado se eles tendem a preparar conteúdo para uma marca antes de publicá-lo, 60% das mulheres responderam afirmativamente, em comparação com 46% dos homens.

Uma ameaça para a mídia tradicional?

“Estamos vendo os influenciadores se tornarem mais profissionais em sua abordagem à cooperação com marcas. À medida que a quantidade de campanhas que utilizam as habilidades únicas dos influenciadores aumenta, todos os parceiros (empresas, agências e os próprios influenciadores) ganham cada vez mais experiência sobre o que os seguidores esperam, o que funciona e o que não funciona “, diz Michael Dunin, diretor da WebTalk.

Mas, apesar de serem uma nova mídia que está se desenvolvendo, Michael não considera os influenciadores uma ameça para a mídia tradicional:

“Do ponto de vista da nossa Agência, os influenciadores não competem com a mídia tradicional para orçamentos. Ambos os elementos são muitas vezes parte de uma oferta maior e mais complexa. Ao longo dos últimos anos, a alocação do orçamento criou espaço para influenciadores nos planos de mídia, e é por isso que raramente estamos em uma situação em que os orçamentos, que foram destinados a mídia tradicional, são transferidos para influenciadores”. Segundo ele: “”É claro que a porcentagem de gastos com mídia atribuída ao marketing de influenciadores está crescendo, no entanto, não é uma ameaça ao gasto de mídia tradicional”.

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