Em 1999, Bill Gates escreveu um livro intitulado Business @ the Speed of Thought, ou Empresa na Velocidade do Pensamento, em português. Nele, Gates fez várias previsões audaciosas que, na época, poderiam parecer ultrajantes.
Veja 5 previsões que Gates fez há quase 20 anos – e quão perto elas chegaram de ser verdade.
1- Sites de comparação de preços
Previsão de Gates: “Os serviços automatizados de comparação de preços serão desenvolvidos, permitindo que as pessoas vejam os preços em vários sites, tornando mais fácil encontrar o produto mais barato para todas as indústrias”.
O que vemos agora: você pode procurar facilmente um produto no Google ou na Amazon e obter preços diferentes. Sites como Trivago e Nextag são construídos especificamente para comparar os preços.
2 – Celulares
Previsão de Gates: “As pessoas vão transportar pequenos dispositivos que lhes permitem manter contato constante e fazer negócios eletrônicos de onde quer que estejam. Eles poderão verificar as notícias, ver os voos que reservaram, obter informações dos mercados financeiros e fazer qualquer outra coisa nesses dispositivos“.
O que vemos agora: smartphones, e agora smartwatches, que fazem tudo isso.
3 – Pagamentos instantâneos, financiamento on-line e cuidados médicos através da Web
Previsão de Gates: “As pessoas vão pagar suas contas, cuidar de suas finanças e se comunicar com seus médicos pela internet“.
O que vemos agora: a tecnologia não conseguiu mudar os cuidados de saúde da maneira como a Uber mudou o transporte, mas sites como o ZocDoc visam facilitar a obtenção de um médico e agendamento. Startups como One Medical e Forward estão tentando mudar o que é o consultório médico, oferecendo assinaturas mensais para cuidados de saúde on-line baseados em dados. Você também pode pedir dinheiro emprestado on-line facilmente e efetuar pagamentos através de sites como PayPal e aplicativos de bancos.
4 – Assistentes virtuais e a Internet das Coisas
Previsão de Gates: “Os ‘companheiros pessoais’ serão desenvolvidos. Eles se conectarão e sincronizarão todos os seus dispositivos de forma inteligente, seja eles em casa ou no escritório e permitirão trocar dados. O dispositivo verificará seu e-mail ou notificações e apresentará as informações que você precisa. Quando você vai a uma loja, pode dizer quais receitas deseja preparar e será gerada uma lista de ingredientes que precisará comprar. Ele informará todos os dispositivos que você usa de suas compras e cronograma, permitindo que eles se ajustem automaticamente ao que você está fazendo”.
O que vemos agora: o Google Now, um assistente inteligente que funciona em dispositivos móveis, está começando a seguir nesse sentido. Enquanto isso, dispositivos inteligentes como Nest coletam dados em suas rotinas diárias e ajustam automaticamente a temperatura da sua casa.
Há também uma onda de dispositivos controlados por voz, como o Amazon Echo e o Google Home, que você pode pedir para ler seu e-mail ou guiá-lo através de receitas enquanto cozinha.
Leia também: Os desafios das assistentes reconhecidas por voz
5 – Mídias sociais
Previsão de Gates: “Os sites privados para seus amigos e familiares serão comuns, permitindo que você converse e planeje eventos”.
O que vemos agora: 2 bilhões de pessoas já usam o Facebook para ver o que seus amigos estão fazendo e planejar eventos. Há também Snapchat, Instagram, WhatsApp e Facebook Messenger, ao lado de uma explosão de outras redes sociais menores que cobrem esta previsão.
Traduzido e adaptado de: Futurism
Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis!