Por meio da inteligência artificial, o Google utiliza robôs para analisar o conteúdo de um portal, definindo sua posição nos resultados de pesquisas. Atualmente, o live search identifica os possíveis termos que você pesquisará. Todavia, os algoritmos trabalham fortemente para ranquear os sites mais estruturados e eliminar os sites que utilizam blackhat para conseguir resultados expressivos em qualquer área da internet.
Porém, é necessário entender como o sistema do Google atua para embasar suas técnicas de SEO e alcançar os topos da primeira página.
Como os robôs do Google trabalham?
Os robôs possuem a capacidade de aprender sozinhos, por meio de diversas especificações. Por exemplo, se o site que estiver em primeiro lugar na pesquisa tiver um alto índice de rejeição, os robôs automaticamente identificam que isso é uma anomalia, aprendem e punem o site, o posicionando em resultados inferiores. Assim, os algoritmos já estarão configurados para executar essa ação em casos semelhantes.
Outro fator que determina o posicionamento é a taxa de cliques. Se um site tiver uma quantidade de acessos muito maior que o site ranqueado em primeiro, este perde posições para o que possui mais cliques.
Processamento de Linguagem Natural
O processamento de linguagem natural é um ramo da computação que busca ensinar os robôs a compreenderem a linguagem humana. Pois os robôs precisam entender como se dá a comunicação humana para conseguirem exibir resultados relevantes para os usuários.
A Universidade de Washington, nos Estados Unidos, realizou um estudo com o quarto maior motor de buscas do mundo, o Yandex, e identificou que nele o PNL é aplicado de forma avançada, podendo pegar todas as pesquisas anteriores dos usuários, usando-as para otimizar futuras pesquisas. Com esse resultado, conseguiam aumentar em 10% as taxas de cliques na plataforma.
Como beneficiar o SEO do seu site?
Chega um momento em que os robôs do Google apresentam ao usuário o que ele realmente busca. Algo extremamente benéfico para profissionais de comunicação e marketing atuarem em cima dessas informações. Ou seja, o conteúdo mais direcionado e relevante ficará melhor posicionado. No geral, os aspectos mais relevantes são:
- Website seguro
- Otimização para smartphone
- Carregamento rápido do site
- Dados estruturados
- SEO básico bem aplicado
- Conteúdo útil, excepcional e com autoridade
Portanto, escolher as principais palavras-chaves, apresentar um conteúdo de qualidade e ter um site otimizado serão os principais fatores para ficar bem posicionado no Google.
Quer saber mais sobre inteligência artificial e robô de marketing? Conheça a Mercado Binário, agência de marketing digital que já utiliza robôs e ferramentas de machine learning para seus clientes. Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre marketing digital com inteligência artificial. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis! Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram. Entre em contato conosco.