A importância de utilizar ferramentas de dashboard para o sucesso do seu negócio
Ferramentas de dashboard permitem que você tenha ainda mais eficiência no processo de decisão dos seus projetos. Nesse quesito, vale a pena contar com esse recurso para obter informações relevantes para as próximas etapas da sua estratégia, seja ela focada em marketing, seja em vendas, atendimento ou, até mesmo, para administrar um negócio. Esse tipo de cuidado é essencial na gestão de uma empresa, tendo em vista a importância de contar com uma rápida adaptação a mudanças no mercado.
O que é um dashboard?
O dashboard é uma ferramenta que auxilia na visualização de dados e métricas importantes para a empresa. Por meio dele, é possível monitorar indicadores de maneira rápida para escolher os melhores caminhos para o seu estabelecimento. Existem diferentes tipos de dashboard que podem ser usados no dia a dia do negócio.
Por que usar um dashboard?
Como você já conhece o que é essa ferramenta e qual a sua importância na hora de comandar uma empresa ou projeto, vale a pena entender de que maneiras ele pode ser utilizado para dar suporte aos líderes ou demais membros do seu time.
Melhora a tomada de decisão
Ao dispor de um dashboard, sua equipe tem acesso a um recurso simples, prático e capaz de centralizar as informações mais importantes acerca do projeto em questão. Isso facilita a visualização e a compreensão das condições atuais enfrentadas — sejam elas ligadas aos aspectos internos, sejam relacionadas com questões externas à empresa.
Oferece transparência nos dados
No processo de gestão, é fundamental que todos os líderes compartilhem com seus colegas o acesso a indicadores, resultados, prazos e metas alcançadas. Esse tipo de transparência permite que todos estejam alinhados quanto ao que precisa ser corrigido e qual o andamento do trabalho como um todo.
Ajuda na otimização do tempo
O uso de dashboard evita o trabalho manual de tratamento dos dados e a criação de indicadores com esses registros. Também permite centralizar as informações em um único painel. Isso reduz custos e indica para a equipe quais são as atividades mais relevantes para serem realizadas nos próximos dias.
Proporciona alinhamento estratégico
Ao centralizar as informações relevantes em um único painel, a gestão consegue ficar ainda mais ágil e eficiente. Esse tipo de alinhamento traz vários benefícios, especialmente, na hora de distribuir as tarefas e responsabilidades entre os membros da equipe.
Garante integração setorial
Quando o time de marketing não se comunica com o comercial, por exemplo, muitos feedbacks dos clientes não chegam até a etapa de criação das campanhas. Isso significa que muito conhecimento é desperdiçado. Além disso, dados de um setor podem contribuir para a elaboração de estratégias do outro. Por isso, ao contar com um dashboard, você consegue levar a todos os colaboradores quais são os principais KPIs do negócio, quais metas devem ser alcançadas e os principais líderes que devem assumir a responsabilidade pelo comando do projeto.
Conheça as 8 melhores ferramentas para criar dashboards online
Existem várias alternativas para desenvolver dashboards de forma online para usar no cotidiano e garantir os benefícios citados. Por isso, destacamos quais são as melhores ferramentas para criá-los digitalmente.
1. Looker Studio, (Google Data Studio)
Gratuitamente, o Looker Studio, antigo Google Data Studio auxilia na visualização dos seus dados de maneira apropriada para fazer excelentes decisões para a sua empresa. Ele oferece opções para se conectar com os dados e criar relatórios incríveis em dashboards. A ferramenta permite a integração com várias fontes de dados, apresentando todas as informações de forma visual e simplificada. Ela ainda dispõe de medidores, gráficos, mapas de calor e diagramas.
2. Scoro
A ferramenta Scoro pode ser uma opção viável. Ela permite a criação de dashboards que ajudam no monitoramento das principais métricas do negócio. Além disso, é possível criar mais de um painel com informações diversas. O Scoro é útil não somente para marketing, mas também para finanças, vendas, projeções e outros aspectos importantes para a operação de uma empresa. A ferramenta ainda inclui recursos que auxiliam na gestão de tarefas e na compilação de relatórios essenciais para o funcionamento eficaz da empresa.
3. Databox
Se o objetivo é acompanhar o progresso da empresa, o Databox pode ser muito útil. A ferramenta auxilia na criação de painéis com todos os dados relevantes para avaliar o desempenho do negócio. Como centraliza os dados, permite monitoramento sem desperdício de tempo, possibilitando alocar horas produtivas em aspectos estratégicos que contribuem para a diferenciação no mercado. É possível agendar uma demonstração para conhecer melhor a ferramenta e, se for de seu agrado, escolher um dos planos disponíveis.
4. Grafana
A Grafana disponibilizada em código aberto, permitindo personalizações de acordo com as necessidades da empresa, resultando em dashboards personalizados incríveis para aprimorar as estratégias do negócio. No Grafana, é possível usar painéis com dados combinados de diferentes fontes, ajudando na criação de uma cultura de dados que auxilia a equipe diariamente. É uma opção que vale a pena avaliar.
5. Pentaho
O Pentaho, desenvolvido pela Hitachi, é outra ferramenta que pode ser utilizada na criação de dashboards. Ele oferece diversos recursos que podem ser muito úteis na criação de painéis de alta qualidade. Entre eles estão alternativas para armazenar dados, obtenção de relatórios que podem auxiliar no dia a dia do negócio e uso de IoT que auxilia em previsões e estimativas.
6. Cyfe
A ferramenta online Cyfe é considerada uma das melhores plataformas para a criação de dashboards online. Ela permite a integração com vários canais de venda e recursos de análise de dados. Com o Cyfe, você também tem acesso a vários modelos que podem facilitar a criação de painéis visuais. A ferramenta ainda permite a importação de dados de diferentes fontes.
7. Power BI
O Power BI, da Microsoft, ajuda a tornar o dashboard mais atraente, com dados realmente importantes para a condução das estratégias da sua empresa. Por meio dele, é possível recorrer a dados do Excel, bancos de dados locais e até arquivos na nuvem para criar seus relatórios. Sua interface é repleta de recursos que oferecem uma melhor experiência aos usuários, além de facilitar a visualização dos dados. A ferramenta pode ser utilizada gratuitamente, mas também possui planos com preços e recursos variados.
8. Tableu
A Tableau é uma ferramenta de visualização de dados poderosa e flexível, que se destaca no campo da análise de Business Intelligence. Reconhecida por sua interface intuitiva e capacidade de criar visualizações de dados complexas de maneira simples, ela permite que até mesmo usuários não técnicos transformem dados brutos em insights acionáveis.
Com a Tableau, você pode conectar-se a uma variedade de fontes de dados, desde bancos de dados simples a grandes conjuntos de dados em nuvem, e criar dashboards interativos personalizados. Isso facilita a exploração, compreensão e apresentação de seus dados de uma maneira visualmente atraente e fácil de entender.
A Tableau oferece uma versão de teste gratuita, bem como várias opções de preços para atender às diferentes necessidades das empresas.
Conclusão
Utilizar ferramentas de dashboard é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio. Com elas, é possível tomar decisões mais assertivas, otimizar o tempo da equipe, integrar setores e garantir o alinhamento estratégico. Além disso, há diversas opções de ferramentas disponíveis no mercado, cada uma com suas funcionalidades e recursos. Basta escolher aquela que melhor atende às necessidades da sua empresa e começar a colher os benefícios.
Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário