Marketing Preditivo: Como a tecnologia pode prever comportamentos e aumentar a eficiência das campanhas
Com o avanço das tecnologias e da automação, as empresas ganham um poderoso aliado na estratégia de marketing: o marketing preditivo. Graças à popularização do uso de bancos de dados associados ao machine learning e à inteligência artificial, ele aumenta — e muito — a eficiência das campanhas.
Dados, o novo urânio
Ao contrário da lenda corrente na internet, dados não são o novo petróleo. Segundo o professor e empreendedor Sílvio Meira, eles são o novo urânio. Essa fonte trabalhosa e perigosa de riqueza traz benefícios aos negócios que sabem usá-la.
Marketing Preditivo para negócios
O marketing preditivo faz maravilhas pelo e-commerce tradicional e dá ainda melhores resultados para os negócios B2B, em que o custo de aquisição de clientes é muito alto. Por meio de modelos estatísticos, o marketing preditivo consegue prever cenários possíveis e prováveis e tentar eliminar surpresas no relacionamento com clientes.
O que o marketing preditivo pode prever para grandes empresas
Com a tecnologia preditiva, você leva a personalização a outro patamar e aumenta o engajamento e o resultado de suas ações de marketing. Algumas formas de incorporar a tecnologia preditiva na operação diária são: disparo de recomendações personalizadas com base nas preferências de consumo; melhoria das experiências de compra online; criação e otimização de campanhas de e-mail em tempo real; desenvolvimento de promoções e incentivos personalizados para aumentar as vendas.
O marketing preditivo é uma estratégia flexível e adaptável a diversos modelos de negócios. Além disso, é fácil de implementar e pode economizar muito dinheiro na aquisição de clientes e no cumprimento de metas.
Dados são a chave para conhecer o futuro
Para que tudo funcione, é fundamental ter uma cultura data-driven implantada em sua empresa. As soluções preditivas precisam de grandes bases de dados, muito bem estruturadas, devidamente tratadas, e de algoritmos de machine learning e inteligência artificial que possam se conectar a elas para extrair o melhor.
O poder do marketing preditivo é só a ponta do iceberg. Com bases de dados, machine learning e IA, é possível fazer muito mais do que prever o que, quando e por que algo acontecerá. Os dados não moldam apenas o marketing preditivo, como também são a chave para a implementação de um marketing ágil.
Conclusão
O marketing preditivo é uma estratégia poderosa para aumentar a eficiência das campanhas e melhorar o relacionamento com clientes. Com a tecnologia preditiva, é possível personalizar as experiências de compra, criar campanhas de e-mail em tempo real e desenvolver promoções personalizadas para aumentar as vendas. Para que tudo funcione, é fundamental ter uma cultura data-driven implantada em sua empresa e escolher as melhores ferramentas para o trabalho. Com bases de dados, machine learning e IA, é possível fazer muito mais do que prever o futuro, é possível moldá-lo.
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