O propósito das marcas: por que ter um propósito genuíno é essencial para o sucesso dos negócios?

O Valor do Propósito para as Empresas

O cenário empresarial está em constante evolução e investimentos em avanços tecnológicos não são mais suficientes para garantir o sucesso dos negócios. Os consumidores valorizam marcas com propósitos sociais que vão além dos produtos que ela comercializa. Ser fiel a uma causa social é tão importante quanto a diversidade e inovação, sendo um dos maiores diferenciais competitivos que uma empresa pode ter.

O Propósito de uma Marca

O propósito de uma marca é a sua essência, a verdadeira razão dela existir, o que a torna relevante e útil para os seus clientes. É resolver um problema e com base nesse objetivo que são baseadas as suas ações. Toda empresa é construída com uma finalidade central de suprir alguma carência do mercado. O quão bem ela torna isso uma realidade e quanto mais ela se compromete com a sua responsabilidade social, maior é o seu poder de persuasão, de encantar e reter clientes.

O Consumidor Moderno

A qualidade dos produtos, preços justos e que caibam no bolso do seu público-alvo são requisitos de grande relevância para o sucesso de um negócio, porém, isso não é mais o suficiente para manter uma empresa competitiva no mercado. O consumidor moderno investe cada vez mais o seu dinheiro, tempo e atenção em marcas com as quais se identifica pessoalmente e que compartilha dos mesmos valores e crenças. Ter um propósito alinhado com a sua audiência, que reflita seus valores e crenças, saúde e bem-estar, sustentabilidade ambiental e até mesmo conexões familiares, tem um peso muito grande na decisão de compra.

Responsabilidade Social

A empresa precisa assumir um posicionamento coerente e cultivar princípios que norteiem sua responsabilidade com o bem-estar da sociedade de um modo geral. Quando as marcas assumem o seu papel para construir um mundo melhor, elas se tornam mais humanas, mais próximas à sua audiência e encontram o caminho do crescimento sustentável. Não adianta comunicar sobre propósitos sociais se a empresa não cumpre com aquilo que promete, pois o consumidor percebe rapidamente se a marca está realmente engajada com aquele objetivo ou trata-se apenas de uma jogada de marketing.

Erros que Devem ser Evitados

Um dos principais erros que as empresas cometem é a falha em delimitar o seu propósito. É preciso definir objetivos claros, ter consciência do impacto que desejam causar na sociedade ou pelo menos para o seu nicho de mercado. Outro cuidado que as empresas devem ter é em relação ao seu comportamento ao divulgar o propósito. É importante deixar transparecer as ações e não focar simplesmente nos resultados. Criar um ponto de vista único é um dos melhores caminhos para se destacar entre milhares de outros concorrentes. Por fim, é importante lembrar que o marketing não é mais sobre a própria empresa, mas sobretudo como ela é capaz de mobilizar seus stakeholders internos e externos para atingir suas metas, sem perder os valores e propósitos compartilhados.

Conclusão

O propósito de uma marca é um fator fundamental para garantir a longevidade dos negócios. As empresas precisam ter um posicionamento coerente e cultivar princípios que norteiem sua responsabilidade com o bem-estar da sociedade. O consumidor moderno investe cada vez mais em marcas com as quais se identifica pessoalmente e que compartilha dos mesmos valores e crenças. As empresas precisam definir objetivos claros e ter consciência do impacto que desejam causar na sociedade para se conectar com os consumidores e estabelecer um bom diálogo. O marketing não é mais sobre a própria empresa, mas como ela é capaz de mobilizar seus stakeholders internos e externos para atingir suas metas com valores e propósitos compartilhados.

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