Oportunidades e desafios do comércio eletrônico para indústrias e grandes empresas.

O crescimento do e-commerce no Brasil: oportunidades e desafios

Os números referentes ao comércio eletrônico no Brasil são impressionantes. A pesquisa Webshoppers 40, realizada pela Ebit e pela Nielsen, aponta que o país já é o maior da América Latina em faturamento nas vendas B2C e em Marketplaces, totalizando R$ 133 bilhões em 2018. Quando se trata de vendas B2B, o faturamento em 2018 foi de R$ 2,04 trilhões e as expectativas são altas para o fechamento de 2019, chegando próximo aos R$ 2,39 trilhões, segundo o relatório Business-to-Business Online (B2BOL) da E-Consulting.

Embora o cenário econômico do país esteja desafiador, as vendas online continuam crescendo. Os clientes estão cada vez mais atraídos pela possibilidade de fazer compras sem precisar se deslocar, utilizando apenas um smartphone, tablet ou notebook. E as empresas que adotaram uma solução de comércio eletrônico para oferecer seus produtos e serviços estão colhendo os frutos dessa estratégia.

Indústrias e grandes empresas não devem ficar de fora dessa tendência, pois o e-commerce é uma alternativa para diversificar seus canais de vendas e se aproximar cada vez mais dos seus clientes e potenciais compradores. No entanto, é importante estar ciente dos desafios que esses negócios enfrentam ao ingressar no mundo virtual.

Desafios enfrentados por indústrias e grandes empresas

Logística e distribuição, tomada de decisão, segurança online, forma de atuação e conquista de público são alguns dos desafios enfrentados por gestores de indústrias e grandes empresas ao administrar um e-commerce. É fundamental planejar estrategicamente para conseguir atender com sucesso os clientes.

Benefícios para o consumidor

Os e-consumidores são os que mais ganham vantagens com o e-commerce. A praticidade, possibilidade de troca, diferentes formas de pagamento e promoções e descontos são alguns dos benefícios que os clientes podem usufruir.

Conclusão

O e-commerce é uma realidade no Brasil e as empresas que ainda não adotaram uma solução de comércio eletrônico para oferecer seus produtos e serviços estão perdendo oportunidades de crescimento. Indústrias e grandes empresas devem estar atentas aos desafios e se planejar estrategicamente para atender com sucesso os clientes. E os consumidores, por sua vez, podem usufruir dos benefícios do e-commerce, como a praticidade, possibilidade de troca, diferentes formas de pagamento e promoções e descontos.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter