O novo perfil dos pais nas campanhas de Dia dos Pais
O Dia dos Pais é uma data comemorativa muito importante para o comércio, com um grande potencial de vendas. Porém, as campanhas publicitárias precisam se adaptar ao novo perfil dos pais brasileiros, que esperam ser representados de forma mais participativa e envolvida na criação dos filhos.
Contrastes nas representações da figura paterna
De acordo com pesquisa do Google, apenas 35% dos pais se veem representados nas campanhas publicitárias atuais. Isso mostra que há uma grande oportunidade para as marcas que souberem se adaptar ao novo perfil dos pais, que querem ser retratados como uma figura masculina mais participativa nas atividades domésticas e na criação dos filhos.
Esse comportamento vai ao encontro da demanda das mães por uma divisão igualitária de responsabilidade na criação dos filhos e nos cuidados com a casa. Por isso, as marcas precisam entender essa nova masculinidade menos tóxica e buscar representar os pais de forma mais envolvida e presente no cotidiano familiar.
Aumento das vendas no Dia dos Pais
O Dia dos Pais é uma das datas comemorativas que mais movimenta o comércio no Brasil. De acordo com o Serasa, em 2018, houve um aumento de 3,9% nas vendas em relação ao ano anterior, alcançando o melhor desempenho dos últimos 6 anos. E para 2019, 38% das pessoas que responderam a uma pesquisa do Google disseram que vão gastar mais do que no ano anterior.
Porém, é importante ressaltar que os consumidores tendem a deixar as compras para a última hora, o que aumenta o movimento no comércio offline na data. Para atrair mais consumidores para o e-commerce, é importante oferecer frete grátis, preços atraentes e prazo curto de entrega.
Comportamento de busca no Dia dos Pais
Nos últimos 3 anos, as buscas sobre o Dia dos Pais tiveram um crescimento médio de 19%, segundo o Google. Isso mostra que as marcas precisam ficar atentas para quais canais recebem mais pesquisas a respeito da data comemorativa.
Uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode aumentar a visibilidade das marcas e ampliar o potencial de vendas no Dia dos Pais. Para isso, é importante identificar quais lojistas serão os primeiros a serem encontrados quando um consumidor realizar uma busca pela palavra-chave “Presente no Dia dos Pais”.
Conclusão
As campanhas publicitárias precisam se adaptar ao novo perfil dos pais brasileiros, que esperam ser representados de forma mais participativa e envolvida na criação dos filhos. A data comemorativa tem um grande potencial de vendas, mas é importante oferecer opções atraentes e com prazo curto de entrega para os consumidores. Além disso, as marcas precisam investir em marketing de conteúdo para aumentar a visibilidade e ampliar o potencial de vendas no Dia dos Pais.
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