O novo modelo de consumo e a comunicação no mercado de cervejas
Ao longo da última década, um novo modelo de consumo nasceu, em que o consumidor ganha um papel fundamental não só no processo de compras, mas em toda a cadeia de relacionamento com as marcas fornecedoras de serviços ou produtos. E no mercado das bebidas alcoólicas não foi diferente. Nos últimos anos, houve uma disruptura do que estávamos acostumados a presenciar — marcas passaram a focar no produto, não no consumidor final, e o resultado foi uma nova maneira de se comunicar com os apreciadores das bebidas, principalmente a cerveja artesanal.
A década de 2000 da comunicação
Cenas como homens jogando futebol, mulheres e praias eram comuns na televisão brasileira. O que foi tolerado e veiculado por muitos anos hoje se tornou inadmissível para produtores de cerveja, já que a imagem de uma empresa na era digital pode se tornar o seu bem mais valioso. O país tropical e costumes regionais sempre favoreceram esse tipo de divulgação, e a cerveja era retratada como dourada, brilhante e refrescante acima de tudo, combinando com o clima tropical, praias brasileiras e domingo de futebol e churrasco. A comunicação foi feita dessa maneira durante muito tempo a partir da crença de que o público alvo ideal seriam somente homens. Mas, de lá para cá, muita coisa mudou para provar que a maneira de fazer comunicação estava totalmente errada. E o principal motivo dessa mudança? Tecnologias e informação nas mãos do consumidor.
A influência da era digital no consumo
Com novos meios de comunicação, foi possível realizar a troca de informações quase em tempo real. Uma pessoa do Norte poderia se comunicar com uma do Sul por uma troca de emails ou compartilhar conteúdos de um blog de cerveja que foi produzido por um morador da região Sudeste. Isso possibilitou que informações sobre cervejas fossem trocadas e também a criação de um nicho específico: os amantes da bebida. Por anos, esse nicho permaneceu intacto, com microprodutores e beer geeks, mas, à medida que a nova era da informação chegou, foi possibilitada a troca de informações em tempo real e a educação do público sobre cerveja artesanal. O resultado do aumento desse nicho chamou a atenção de grandes produtoras, que passam a investir no mercado artesanal.
Como está o mercado hoje em dia?
Agora, o número de cervejarias ganha espaço em cenário nacional com artesanais ocupando prateleiras nobres de supermercados, como diz a ABRAS Brasil (Associação Brasileira de Supermercados). Números como 17 mil produtos registrados em 2018 e mais de 889 fábricas do setor são divulgados pelo Governo do Brasil. Temos uma polarização interessante quando pensamos em grandes cervejarias e pequenas e microprodutores.
As apostas de comunicação do mercado
A maneira com que o mercado de cerveja lida com a comunicação passa por diversos meios, dos mais tradicionais aos mais criativos, mas um ponto em comum é dar informações ao consumidor.
Redes sociais
Pode parecer algo comum e até clichê, mas as redes sociais são uma grande tendência para o setor. Alguns dos consumidores gostam de acompanhar de perto as novidades e o que se passa nas cervejarias ou até bares. Por isso, apostar nas redes sociais pode ser o caminho certo para a geração de branding e criação de autoridade da marca.
Realização de eventos
Seguindo a linha da interação entre marca e consumidor, eventos são cada vez mais comuns e fundamentais para o posicionamento da marca e fidelização. Como disse, o consumidor de cerveja não gosta de tomar somente um rótulo durante toda vida, experimentar e explorar novas possibilidades faz parte do seu estilo.
Produtos e prateleiras
Em uma imensidão de produtos no supermercado, é preciso que a cerveja tenha destaque no visual e chame a atenção do consumidor. Assim, hoje é fundamental que o rótulo do produto realize a venda por você. O PDV também é um lugar nobre e de extrema importância quando o assunto é ter o produto vendido em meio a uma concorrência com produtos mais conhecidos ou até preços mais baixos.
Produção de conteúdos
Vivemos na era onde somos rodeados por informações e produzir conteúdo para educar é um item obrigatório, pois o público só consumirá de verdade quando entender mais sobre o assunto.
Conclusão
Podemos concluir que a comunicação no mercado de cervejas passou por uma grande transformação na última década. O consumidor deixou de ser apenas um espectador passivo e se tornou um agente ativo na relação com as marcas. As empresas que entenderam essa mudança e se adaptaram a ela estão tendo um grande sucesso no mercado, enquanto as que ainda insistem em uma comunicação ultrapassada acabam ficando para trás. Apostar em novas formas de comunicação, como as redes sociais e produção de conteúdo, são fundamentais para se destacar no mercado e criar uma identidade forte para a marca.
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