Processos internos bem distribuídos dentro de uma empresa vêm sendo cruciais para a otimização, trazendo maior produtividade e organização para a operação. Porém, sabemos que muitos desses processos ainda são minuciosos e longos. Atualmente, com o avanço das tecnologias, os agentes de IA têm se destacado como soluções inteligentes para automatizar e agilizar essas tarefas, tornando o uso da inteligência artificial cada vez mais presente no mercado.
Índice:
- O que são agentes de inteligência artificial? Porque utilizá-la?
- A importância da otimização de processos
- Exemplos de agentes
- Automação no seu atendimento
O que são agentes de inteligência artificial?
Os agentes de IA são sistemas autônomos que atuam na execução de tarefas de forma automática e inteligente. Um agente de IA é capaz de analisar dados, aprender com interações anteriores e tomar decisões com base em padrões de comportamento já identificados, além disso podem qualificar e adaptar esses padrões de acordo com as necessidades e linguagem da empresa.
Porque utiliza-lá?
Agora vamos entender porque utilizá-la se torna um diferencial competitivo no mercado. Agentes de IA, possuem as principais características:
- Perceber o ambiente – agentes de IA geram dados constantemente, identificando mudanças e oportunidades, melhorando assim, a performance geral.
- Tomar decisões autônomas – com os dados, o sistema consegue tomar decisões reduzindo a necessidade de intervenção humana.
- Adaptar-se rapidamente – com seu alto levantamento de dados, o sistema se ajusta rapidamente em tempo real a cada novo comportamento.
Leia também: Como automatizar campanhas de Google e Meta Ads com IA
Como os agentes de IA otimizam processos e aumentam a produtividade
Muitos processos operacionais são repetitivos e falhos, com a inteligência artificial, sua mensuração é precisa e perspicaz.
Assim, a empresa consegue:
- Reduzir custos operacionais.
- Eliminar gargalos produtivos.
- Melhorar o tempo de resposta ao cliente.
- Direcionar a equipe para atividades mais estratégicas e criativas.
Ou seja, além de otimizar os processos internos da empresa, os agentes de IA também fortalecem o relacionamento com a sua base de clientes. Com os dados coletados, é possível ajustar estratégias, oferecer comunicações personalizadas e criar uma experiência de atendimento mais eficiente e humanizada aos seus clientes.
Exemplos de agentes
Veja abaixo os principais agentes, com certeza você já leu ou já ouvir falar sobre algum:
- Agentes de Análise de Dados
- Assistentes virtuais
- Chatbots
- Qualificação de leads com IA
- Agentes de automação de marketing (whatsapp, e-mail, etc)
- Monitoramento de redes sociais (análise, respostas automáticas, links, vendas)
Automação no seu atendimento
O agente de IA mais procurado no mercado é a personalização do atendimento. Muitos empreendedores enfrentam dificuldade em se comunicarem de forma eficaz com possíveis compradores ou não tem tempo para dar atenção em todas as conversas de Whatsapp.
Nesses cenários que os chatbots ou agentes inteligentes entram, otimizando seu trabalho e conversando com seu potencial cliente direto no WhatsApp da sua empresa. Nós da MB desenvolvemos a Eleva Web, um sistema de conversão com o uso de inteligência artificial que permite conversar com seus leads de forma rápida, personalizada e qualificada. O sistema conversa via API com outros sistemas, CRMs e ainda alimenta as plataformas como Google e Meta com dados mais precisos, ajudando suas campanhas performarem melhor atraindo leads mais qualificados, sendo assim, trazendo os clientes certos e interessados em adquirir seu produto/serviço.
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