Novo formato de agências de propaganda está chegando

Historicamente falando, o negócio de publicidade era simples. O comerciante contratava uma agência de propaganda para criar anúncios para colocá-los na TV e em revistas ou enviar mala direta para endereços armazenados em bases de dados.

Mas, as necessidades dos clientes mudaram…

Marketing eficiente hoje em dia é muito mais um jogo de números em que a entrega ocorre através de dispositivos, gerando anúncios personalizados para públicos específicos com base em análises em tempo real de comportamento.

Nesta junção de comunicação e números as empresas precisam de parceiros que consigam entregar uma comunicação atrativa, mas ao mesmo tempo eficiente para esta nova realidade. 

A grande pergunta é se o modelo atual de gestão de agência de propaganda está preparado para ser este parceiro, ou se vamos precisar reinventar o modelo do negócio.

Com a evolução das métricas e acompanhamento real de resultados, os anunciante estão mais exigentes na busca pelo alcance da comunicação, mas também no paralelo deste alcance com a venda direta de seus produtos e serviços.

Uma agência que não souber alinhar estes dados com a criatividade necessária para o negócio, não conseguirá manter as contas por muito tempo.

Usar a tecnologia disponível para acompanhar as vendas das empresas e conseguir fazer um paralelo real na influência do trabalho da agência nas vendas, será um forte diferencial para este novo tipo de mercado. Isto pede uma maior responsabilidade e comprometimento de todos os envolvidos.

Outro diferencial forte é que as agências devem se preocupar cada vez mais não apenas em criar a comunicação, mas melhorar a eficiência da distribuição da mesma. Para isto o foco no desenvolvimento de ferramentas e tecnologias será um diferencial.

Alguns profissionais da área acreditam que até o termo “agência” irá sumir, trocado pelo termo “parceiro de vendas”.  O termo agência serve como um intermediário e é justificável no modelo antigo, mas para este novo modelo em que compra de mídia é apenas uma pequena parte do negócio, o termo se tornou obsoleto.

O seu parceiro de Marketing atual está caminhando para esta evolução ou ainda continua oferecendo os mesmos meios e serviços para sua empresa? Se não, conheça a Mercado Binário 

 

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter