“A importância do marketing informacional para o sucesso do seu negócio”

Marketing Informacional: a Importância de Instruir o Cliente sobre o Produto

A satisfação do cliente é um dos principais objetivos das empresas, por isso muitas estão investindo em customer experience. No entanto, atrair o cliente e efetuar a venda não é o suficiente se o consumidor tiver dificuldades para utilizar o produto ou serviço adquirido. É aí que entra a relevância do marketing informacional, que instrui o cliente sobre como utilizar e aproveitar as funcionalidades e benefícios do que foi comprado.

Marketing Informacional x Content Marketing

Embora o content marketing também informe, sua principal finalidade é promover o produto ou serviço oferecido. Já o marketing informacional serve para cobrir espaços que o content marketing não cobre, respondendo perguntas críticas e ajudando o cliente a entender como a empresa resolve seus problemas.

A importância do Marketing Informacional

Hoje em dia, a maioria das pessoas pesquisa sobre produtos antes de efetuar a compra. Por isso, fornecer informações sobre o funcionamento do produto é imprescindível para evitar desapontamentos no cliente e consequente insatisfação. Conhecer o público ajuda a não ser repetitivo nas informações, entregando conteúdos relevantes para cada fase da jornada de compra.

Exemplos de campanhas informativas

Algumas empresas já entenderam a importância do marketing informacional e criaram campanhas criativas e marcantes, como a Adobe, que produziu um tutorial em vídeo sobre como usar o Adobe After Effects para criar o logo da própria empresa. Outro exemplo é o McDonald’s, que em sua campanha do Big Mac, informava todos os ingredientes do sanduíche em um jingle divertido.

Conclusão

O marketing informacional é uma estratégia importante para garantir a satisfação do cliente e fidelização. É preciso investir em ações de marketing informacional em todos os canais de comunicação da empresa, entregando informações claras e relevantes sobre o produto ou serviço. Assim, é possível converter vendas e desenvolver um relacionamento de confiança com o cliente. Ainda mais em um mercado competitivo como o atual, em que é fundamental se destacar para conquistar novos clientes e manter os antigos.

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