A importância e os benefícios da Interação no Facebook

O Facebook é uma rede social que cresceu muito nos últimos anos. Segundo dados levantados em março de 2017, cerca de 1,94 bilhão de pessoas utilizam o Facebook em seus smartphones. Um dos motivos para tantos usuários se conectarem e reconectarem no Facebook é devido às estratégias que a empresa adotou nos últimos meses.

A estratégia principal é a proposta do Facebook voltar a ser uma rede social de amigos e familiares, priorizando interações em vez de anúncios e propagandas. Como também, a tática de enviar mensagens aos usuários com lembranças de amigos e posts antigos. Propondo ao aplicativo um ambiente mais sociável.

As novas reações, status temporário como o stories do Instagram, nova plataforma de marketplace e atualizações ainda melhores, auxiliaram também no aumento de usuários da rede.

O Poder do Facebook para as empresas

Marck Zuckerberg originalmente criou a rede social para ser um espaço de interação entre amigos, grupos e famílias. Porém, a rede se mostrou um excelente ambiente para que as empresas pudessem encontrar seu público e se relacionar com ele.

Dentro desses quase 2 bilhões de usuários, as empresas e fanpages aproveitaram a oportunidade para se recolocar no mercado digital com o objetivo de atrair mais e mais consumidores.

Não há dúvidas de que essas empresas podem achar seu espaço na rede e conquistar resultados excelentes por meio das estratégias de marketing digital. Sabe por quê? Dá uma olhada nesses números:

  • 70% dos usuários estão conectados a uma página de negócio, gerando 645 milhões de visualizações;
  • 93% dos profissionais de marketing utilizam o Facebook em suas campanhas;
  • 85% dos curtidores de marcas no Facebook recomendam marcas a outros usuários;
  • 2,7 milhões é a média de curtidas por dia;
  • 510 mil comentários são postados a cada 60 segundos.

Os números não mentem e a vantagem é clara. O Facebook pode ser uma ferramenta ótima para gerar novos leads e converter conteúdos em vendas. Porém, para que isso aconteça de forma eficiente e mais natural possível, a interação é imprescindível nas publicações.

Interação = necessidade

Isso mesmo, a interação nas páginas empresariais no Facebook devem ser uma necessidade. É por meio dela que é possível alcançar novos resultados. Veja por quê:

  • A interação gera relacionamento

Novos relacionamentos são possíveis e são essenciais para que uma página tenha um bom alcance e engajamento. Responder comentários, conversar por mensagens, pedir opinião do público e até mesmo fazer enquetes criam relacionamentos mais saudáveis e divertidos entre os usuários e a empresa.

Quando você interage com o público, fica mais fácil saber quais conteúdos são relevantes para eles. Ou seja, chega de achar que tal conteúdo é legal para seu cliente. As chances de acertar mesmo é quando você interage com o público e visualiza suas preferências, interesses e necessidades.

  • Amplia novas oportunidades 

Quando seu público vê que a interação na sua página é prazerosa, começam a surgir novos comentários de elogios e também sugestões. É aí que você pode enxergar novas oportunidades de alavancar suas vendas e até lançar um novo produto.

  • Visualização de desempenho 

Geralmente o cliente que consumiu um produto ou serviço vai até a página do Facebook para expor como foi sua experiência. Por isso, quando surgem comentários nessa linha, você pode avaliar como anda seu desempenho e como pode melhorar.

  • Amplia a percepção do consumidor (imagem)

A imagem das empresas no Facebook pode ser muito boa se há interação e transparência. Por isso, quando novos usuários vão até sua página, é importante que ele visualize a confiança de outros consumidores e como eles enxergam a marca. A interação é uma das formas criar isso.

  • Transforma o ambiente

Transformar a página em um ambiente agradável e não apenas publicitário é muito importante. Ou seja, focar apenas em anúncios e propagandas pode ser “chato” para o usuário. É necessário interagir com o seu cliente de diversas formas para que ele não curta só pelo o que você vende, mas pelo o que você proporciona.

Nova política do Facebook marketing 

Zuckerberg anunciou novas políticas do feed de notícias do Facebook este ano. A nova exigência é que a rede volte a ser um ambiente familiar e de novas amizades. Porém, não se preocupe, se você seguir nossas dicas, a mudança do algoritmo não é algo que vá afetar o seu o alcance.

Por isso, interagir é muito importante para que sua empresa não se oculte no feed. Assim, quanto mais interação, mais visualizações e resultados positivos.

Gostou desse conteúdo? Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis! Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter