Destaque na Revista Exame – “Agência de Marketing Digital de Curitiba cria projeto inovador com equipe de programadores da Índia”

Veja a Matéria Completa Na Exame – Agência de Marketing digital cria projeto inovador

A Mercado Binário – agência de marketing focada em automação e vendas – esteve em Hyderabad, na Índia, com uma equipe de programadores para desenvolver o robô de marketing Elevaweb, que utiliza a inteligência artificial para automatizar processos empresariais.

O próximo passo da humanidade é a evolução da computação cognitiva, essa é a terceira fase computacional – a primeira foi a computação de tabulação (1900), a segunda a computação programática (1950) e a terceira, a que vivemos hoje: o momento em que o ser humano utiliza cada vez mais o auxílio da inteligência artificial em processos que antes eram exclusivamente manuais.

Agência de Marketing Digital de Curitiba cria projeto inovador com equipe de programadores da Índia

Todas as áreas de conhecimento estão sendo impactadas virtualmente por esses recursos: medicina, educação, habitação, marketing, business etc. O potencial do computador já foi testado em 1996, na marcante competição de jogo de xadrez entre um computador e um jogador campeão (Deep Blue vs Kasparov), na qual o computador venceu o humano. Hoje, a inteligência artificial continua em constante desenvolvimento, com ações como o sistema WATSON, desenvolvido pela IBM, que tem sido utilizado na área médica auxiliando nas análises e tratamentos de câncer.

O marketing digital é uma das áreas da comunicação mais impactadas por avanços tecnológicos e a inserção da inteligência artificial. Essa transformação tem levado cada vez mais empresas e organizações se voltarem as novidades do mundo digital para permanecerem competitivas. Além das utilizações citadas, os bots já estavam presentes em simulações dentro de jogos para computadores. Hoje, com a inserção da realidade virtual e gamificação, os bots estão tomando mais espaço para estudo e testes. Há um ano, o Messenger já anunciava a utilização de bots e algumas empresas foram pioneiras com as melhorias.

Bot, como é chamado um robô de inteligência artificial, vem do termo robot. Sua função é criar um padrão baseado na repetição de simulação de ações humanas. O debate que vivemos hoje é a relação bots x comportamento da sociedade.

Um estudo divulgado em março de 2017 pela Deutsche Welle mostrou a influência dos bots em campanhas eleitorais, onde os robôs conseguiram emitir opiniões e induzir o público durante as eleições, persuadindo processos de decisão política. Esse cenário é inquietante hoje, afinal os bots também foram utilizados em uma campanha eleitoral nos Estados Unidos. Além disso, existe um projeto de pesquisa na Universidade de Oxford chamado Political Bots, que estuda as mudanças de comportamento e opinião na sociedade vindas de redes sociais como o Twitter.

Provocativa ou não, a utilização de robôs de automação tem como objetivo acelerar processos e melhorar a relação do homem com o computador para decifrar a linguagem humana e gerar comandos. Na mídia, os robôs criam maneiras inteligentes de propagação de conteúdo.

O mercado brasileiro está começando a explorar o nicho de inteligência artificial para marketing digital. Os sócios da agência Mercado Binário, Raphael Lacerda e Rodrigo Schvabe, são pioneiros em automação de marketing, pois perceberam a necessidade do mercado e desenvolveram um robô de automação de marketing.

Segundo os especialistas, é preciso entender que há diversas atividades na comunicação organizacional que são fixas, repetitivas e envolvem pouca criatividade:

“nessas atividades, utilizar a automação é uma forma de diminuir os processos e poupar tempo e, por consequência, diminuir custos ”, afirma Schvabe.

A startup desenvolvida pela dupla foi lançada em 2017 e trabalha com automação de parte das ações de marketing digital. A ferramenta é comercializada para que qualquer empresa que anuncia no Google Ads para que possa usar o painel para distribuir a verba sem configurações complicadas. Afinal, de acordo com Lacerda:

“as empresas brasileiras usam menos de 10% das tecnologias de automação de marketing disponíveis no mercado, seja por falta de conhecimento ou desconhecerem as metodologias envolvidas. A automação é uma maneira de ganhar velocidade e proporcionar alto retorno da comunicação em escala”.

Em 2019, com as tecnologias atuais, o robô Elevaweb começou a trabalhar dentro das campanhas de Google Ads, melhorando os resultados das campanhas entrando de 30 em 30 minutos para fazer alterações de lance e ajustes de CPC e CPA.

Em 2018, Rodrigo esteve com o time de programadores indianos envolvidos no projeto para discutir novas ideias e soluções para a automação de marketing digital. Sendo assim, a ferramenta Elevaweb trouxe inovações e um aumento no número de ações disponíveis na ferramenta, viabilizando a utilização de uma enorme quantidade de dados para geração de novas ideias e tomadas de decisão de negócio por meio do marketing digital.

Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos. Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis.

Toda terça-feira um vídeo novo no Canal MB. Acesse também no Instagram.

 

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter