B2B e B2C são siglas muito usadas dentro do Marketing. Tem tantos termos dentro desta área que às vezes nos confundimos, mas vamos esclarecer a diferença entre B2B e B2C.
Confira nosso post sobre Os vários Ps do Marketing Digital
B2B (Business to Business)
Refere-se à transações de comércio eletrônico entre empresas, ou seja, uma empresa comercializa seus produtos/serviços para uma outra empresa. Normalmente o mercado é bem seleto e específico, e para fazer a comunicação é de extrema importância ter como estratégia marketing de relacionamento com a utilização, por exemplo, de e-mail marketing e criar contatos em eventos. É preciso criar confiança e mostrar que a sua empresa é qualificada e é autoridade no assunto.
Veja também nosso post sobre Marketing e Venda segundo os principais palestrantes do RD Summit 2016 [Vídeo bônus com palestrantes]
B2C (Business to Consumer)
Essa sigla representa as transações de empresa para consumidor. O mercado é amplo e a comunicação deve focar em agradar o cliente e entender as suas necessidades. Os canais mais comuns para relacionamento com esse público são Facebook, Instagram e blogs. Uma boa estratégia para atingir esse público é criar Marketing de Conteúdo, ou seja, criação de conteúdo relevante para o seu público, algo que o ajude e não seja invasivo. É essencial lembrar no funil de vendas nesse caso.
Lembre-se que a comunicação deve ser feita de uma maneira diferente para os dois casos. Passar seriedade e confiabilidade para o B2B é o ideal, por isso o mais usado é e-mail marketing, mas qualquer outra plataforma é válida, basta fazer uma comunicação correspondente – mais direta e clara. No B2C a comunicação pode pender mais para o lado emocional. Em ambos os casos o Marketing de Conteúdo pode ser bem útil. E não se esqueça de mensurar o ROI (retorno sobre o investimento) em ambos os casos, caso contrário, você não saberá se a sua estratégia está funcionando ou não.
Analisar o B2C e B2B e planejar uma estratégia adequada de comunicação refletirá diretamente nas suas vendas. Por isso, estude o seu público e mãos à obra! Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases. Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital.
Toda semana um Vídeo novo no Canal MB e um Podcast novo Clique e confira nosso MBCast.
Até o próximo post!