Como as empresas se comportam em um momento de crise na marca?

Acontece. Às vezes acontece alguma coisa ruim e a marca é prejudicada. Veja a Operação Carne Fraca, por exemplo. O escândalo no ramo alimentício deixou muitas marcas preocupadas. Mais do que isso: desesperadas.

Eu estava feliz no mercado pensando no que comer. Fui para o setor de frios e vi aquela imensidão de produtos congelados, todos na mira da Operação Carne Fraca. Obviamente fiz piadas junto ao meu pai sobre toda a situação. A cada embalagem que ele pegava eu falava: ‘essa não pode, tem papelão’. Apesar das piadas, a gravidade da situação abalou a mídia e o nosso estômago desde a última sexta-feira (17) e já está afetando em peso as exportações de carne do Brasil.

E como as empresas estão reagindo a esse horror?

Resposta: Marketing

Voltando ao supermercado, meu pai questionou se a marca Frimesa estava na lista. Imediatamente saquei meu celular e fui pesquisar. Coloquei ‘lista Operação Carne Fraca’. Logo de cara achei um anúncio da JBS (uma das investigadas e também uma das maiores no segmento) colocando um anúncio dizendo ‘confirmamos a qualidade do nosso serviço’. Logicamente eu ri e mostrei para meu pai. Hoje, um dia depois, o anúncio já está fora de ar (uma pena, adoraria mostrar), entretanto ainda há um anúncio:

operação carne fraca

Esse print de tela tirei agorinha. Veja que a gigante JBS está movendo mundos e fundos (literalmente) para reafirmar a ”””’qualidade”””” da carne. Fiquei curiosa quanto ao primeiro link e cliquei. O site é Valor Econômico, segmento da economia do site Globo.com – nem faria especulações sobre essa incrível coincidência, deixo para vocês.

Mas, retomando a JBS, além deles investirem em anúncios no Google, eles também investiram em publicidade no YouTube que, aliás, nem poderia pular. Falava mais ou menos sobre qualidade… compromisso… clientes… exportação… qualidade e.. e… essas coisas, sabe. Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=bYpjfR3d9bk

Aparentemente, esse anúncio também não está mais no ar (eu cliquei em muitos vídeos no YouTube para ver se aparecia mas… nada) mas eles uparam esse vídeo no seu canal oficial, desabilitando as opções de ‘gostei’ e ‘não gostei’ e os comentários.

Reparem, caros leitores, como a empresa está fazendo de tudo para limpar a barra. Eles colocaram diversos vídeos no YouTube para reforçar a ”””’qualidade””’ da carne. O investimento está bem pesado, com vídeos com alta qualidade ou, nem sempre. A JBS até fez um vídeo na velocidade da luz, mas não foi uma ideia muito boa.

operação carne fraca

O problema foi o seguinte: a marca pegou um compilado de gravações que havia feito e jogou nesse comercial. MAS como os telespectadores são bem espertos, notaram que na validade de uma das carnes datava 2013. A Internet, claro, não perdoou e já fez muitas piadas com erro.

O que aprendemos disso?

Na assessoria de imprensa, aprendemos que você nunca pode não se pronunciar sobre um escândalo. Você deve dar uma resposta de satisfação e não se esquivar das acusações e fechar os olhos como se nada estivesse acontecendo. As empresas lidam com esses problemas assim, utilizando o marketing para tentar dar uma amenizada na situação. Se calar é pior. Mas, no caso da JBS, talvez não funcione muito bem as respostas, visto que até gafe já teve. Mas eles, prevendo a inegável negatividade, tomaram providências quando à reação da população, desabilitando comentários e ‘não gostei’ dos seus vídeos. Porém, investem pesado nos veículos de comunicação para martelar na cabeça de todos que a empresa é sim de qualidade.

O que aprendemos disso é mais que assessoria de imprensa, que lida com crises, e marketing. Aprendemos, acima de tudo, sobre ética na empresa. Esse exemplo mostra tudo o que não se deve fazer em uma empresa e como isso pode afetar a vida de muita gente.

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