6 dicas de como fazer um blog atrair clientes e aparecer no Google [Vídeo]

Como fazer um blog? Essa ferramenta fundamental para melhorar o relacionamento da empresa com seu público pode ser construída com agilidade. Entenda o que não pode faltar seguindo os principais passos para garantir o sucesso da sua estratégia e a melhor experiência para seus visitantes

Saber como fazer um blog requer planejamento, estratégia e muita criatividade. Afinal, como o cliente fica cada vez mais exigente e em busca de soluções para suas dores, é necessário aproximá-lo da marca bem antes do momento da compra. Não é difícil perceber o valor de um blog bem-estruturado, com conteúdos relevantes e um calendário editorial.

Estudos mostram que 67,3% das empresas já usam o marketing de conteúdo e 85,8% daquelas que ainda não implementaram a estratégia pretendem fazê-lo. O blog é uma peça-chave nessa técnica que ajuda a mostrar o alinhamento da marca com os princípios da persona, além de trabalhar com todas as etapas do funil de vendas, otimizando as conversões.

Neste artigo, você descobrirá como é possível construir um blog e executar as melhores técnicas de conteúdo para impulsionar suas vendas. São 6 passos simples para colocar seu projeto para rodar. Boa leitura!

Acompanhe o conteúdo no vídeo abaixo:

1. Defina um domínio interessante

A escolha do domínio é muito importante. O mais comum é que o blog seja um diretório do site, com um endereço blog.dominiodosite. Entretanto, nem todo negócio conta com sua página na web e o blog pode ser uma excelente ideia para começar. Além disso, um novo domínio pode ser usado para tornar o negócio mais conhecido.

A Rock Content (maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina), por exemplo, começou seu blog com o endereço marketingdeconteudo.com, um domínio muito diferente da marca. Porém, o nome já indicava o ramo do negócio e, após conseguir o reconhecimento do mercado, houve uma migração dos conteúdos para o endereço rockcontent.com/blog

Então, na hora de escolher o domínio, pense em qual estratégia se encaixa melhor ao seu negócio, seja para destacar o que a sua empresa faz ou para trabalhar o branding, deixando o nome da empresa ainda mais conhecido.

2. Escolha qual será a hospedagem

Para ter um site funcionando com o seu domínio, é preciso hospedá-lo em algum lugar. A empresa que oferece esse serviço será a responsável por guardar todas as informações do seu blog e direcionar seu usuário para o destino certo toda vez que alguém digitar o endereço de alguma das suas páginas. Com a popularidade do marketing digital, as opções de hospedagem também se ampliaram.

Entretanto, é preciso analisar com calma antes de fechar um contrato. Primeiramente, defina qual é o tamanho do público-alvo. Para quem está começando no marketing digital, talvez seja difícil prever quantos visitantes esperar por mês. Além disso, observe outros pontos importantes, como a qualidade do suporte e outros benefícios (por exemplo, construtores de sites ou integração facilitada com algum CMS — Content Management System, ou sistema de gestão de conteúdo).

3. Avalie a melhor plataforma para usar

Apesar de ter uma finalidade bastante diferente, a estrutura de um blog pode se assemelhar bastante à de um site. Então, é importante decidir qual será a plataforma de CMS. Para quem entende pelo menos um pouco de programação, é comum escolher opções como Joomla e Drupal.

Contudo, o CMS mais popular e usado no mundo inteiro é o WordPress. Com vários diferenciais, essa plataforma permite o uso de temas e plugins (ambos com opções gratuitas e pagas) que permitem a instalação de diversas funcionalidades sem a necessidade de saber programar.

4. Instale um template para facilitar a construção

Assim como o WordPress disponibiliza temas e plugins, existem diversos construtores de sites (alguns próprios das empresas de hospedagem). Com o template, você cria um padrão de identidade visual para o blog e garante que as páginas sejam semelhantes. O template deve:

  • ser responsivo, adaptando suas páginas aos mais diferentes formatos de tela;
  • criar uma identificação com a sua marca;
  • ter as funcionalidades necessárias para trabalhar com marketing de conteúdo (como formulário para captura de informações do lead).

5. Planeje como fazer um blog com conteúdos

O planejamento dos materiais que você disponibilizará para o seu público é fundamental para ter resultados de sucesso. O ideal é desenvolver um calendário editorial a fim de mapear e direcionar a pauta dos conteúdos, além monitorar o andamento de todas as etapas. Defina a frequência de novos conteúdos, lembrando que a produção de materiais para o topo de funil deve ser maior do que para o meio e fundo.

Para descobrir o que o seu público deseja ver, descubra quem é a persona e faça pesquisas para encontrar direcionamentos para as pautas. Uma simples pergunta para seus prospects e clientes sobre o que eles gostariam de ler já traz excelentes insights.

Defina KPIs (indicadores de desempenho) tanto para entender o número de visitantes que você consegue atrair para o blog quanto relacionadas à qualidade desses usuários. Por exemplo, saber qual é a taxa de conversão em leads mostra se o público que você está alcançando realmente se importa com o assunto que você aborda no blog.

6. Invista em divulgação orgânica e paga

Além dos conteúdos do blog, também é preciso pensar em uma forma de ampliar o alcance dos materiais produzidos. Para isso, você pode apostar em divulgações que podem ser orgânicas ou no formato de anúncios pagos. A estratégia orgânica é muito importante, pois não requer o investimento de dinheiro e pode ser executada facilmente.

No próprio calendário editorial, você pode prever chamadas que acontecerão usando as páginas da empresa nas redes sociais, contando para fãs e seguidores que tem conteúdo novo.

Viu como fazer um blog? O mais importante é atrair o público adequado para suas páginas e melhorar as taxas de conversão. Outra vantagem dos blogs é que eles geram segurança e criam autoridade para a marca que assina a produção dos conteúdos.

Se você gostou deste conteúdo, confira um artigo da nossa parceira na produção deste texto falando sobre como vencer a concorrência é fundamental, além de estratégias para sair na frente!

 

Este artigo foi escrito pelos nossos parceiros do Rock Content.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter

Quem viu este post também viu:

Últimos Posts: