6 dicas de como fazer um blog atrair clientes e aparecer no Google [Vídeo]

Como fazer um blog? Essa ferramenta fundamental para melhorar o relacionamento da empresa com seu público pode ser construída com agilidade. Entenda o que não pode faltar seguindo os principais passos para garantir o sucesso da sua estratégia e a melhor experiência para seus visitantes

Saber como fazer um blog requer planejamento, estratégia e muita criatividade. Afinal, como o cliente fica cada vez mais exigente e em busca de soluções para suas dores, é necessário aproximá-lo da marca bem antes do momento da compra. Não é difícil perceber o valor de um blog bem-estruturado, com conteúdos relevantes e um calendário editorial.

Estudos mostram que 67,3% das empresas já usam o marketing de conteúdo e 85,8% daquelas que ainda não implementaram a estratégia pretendem fazê-lo. O blog é uma peça-chave nessa técnica que ajuda a mostrar o alinhamento da marca com os princípios da persona, além de trabalhar com todas as etapas do funil de vendas, otimizando as conversões.

Neste artigo, você descobrirá como é possível construir um blog e executar as melhores técnicas de conteúdo para impulsionar suas vendas. São 6 passos simples para colocar seu projeto para rodar. Boa leitura!

Acompanhe o conteúdo no vídeo abaixo:

1. Defina um domínio interessante

A escolha do domínio é muito importante. O mais comum é que o blog seja um diretório do site, com um endereço blog.dominiodosite. Entretanto, nem todo negócio conta com sua página na web e o blog pode ser uma excelente ideia para começar. Além disso, um novo domínio pode ser usado para tornar o negócio mais conhecido.

A Rock Content (maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina), por exemplo, começou seu blog com o endereço marketingdeconteudo.com, um domínio muito diferente da marca. Porém, o nome já indicava o ramo do negócio e, após conseguir o reconhecimento do mercado, houve uma migração dos conteúdos para o endereço rockcontent.com/blog

Então, na hora de escolher o domínio, pense em qual estratégia se encaixa melhor ao seu negócio, seja para destacar o que a sua empresa faz ou para trabalhar o branding, deixando o nome da empresa ainda mais conhecido.

2. Escolha qual será a hospedagem

Para ter um site funcionando com o seu domínio, é preciso hospedá-lo em algum lugar. A empresa que oferece esse serviço será a responsável por guardar todas as informações do seu blog e direcionar seu usuário para o destino certo toda vez que alguém digitar o endereço de alguma das suas páginas. Com a popularidade do marketing digital, as opções de hospedagem também se ampliaram.

Entretanto, é preciso analisar com calma antes de fechar um contrato. Primeiramente, defina qual é o tamanho do público-alvo. Para quem está começando no marketing digital, talvez seja difícil prever quantos visitantes esperar por mês. Além disso, observe outros pontos importantes, como a qualidade do suporte e outros benefícios (por exemplo, construtores de sites ou integração facilitada com algum CMS — Content Management System, ou sistema de gestão de conteúdo).

3. Avalie a melhor plataforma para usar

Apesar de ter uma finalidade bastante diferente, a estrutura de um blog pode se assemelhar bastante à de um site. Então, é importante decidir qual será a plataforma de CMS. Para quem entende pelo menos um pouco de programação, é comum escolher opções como Joomla e Drupal.

Contudo, o CMS mais popular e usado no mundo inteiro é o WordPress. Com vários diferenciais, essa plataforma permite o uso de temas e plugins (ambos com opções gratuitas e pagas) que permitem a instalação de diversas funcionalidades sem a necessidade de saber programar.

4. Instale um template para facilitar a construção

Assim como o WordPress disponibiliza temas e plugins, existem diversos construtores de sites (alguns próprios das empresas de hospedagem). Com o template, você cria um padrão de identidade visual para o blog e garante que as páginas sejam semelhantes. O template deve:

  • ser responsivo, adaptando suas páginas aos mais diferentes formatos de tela;
  • criar uma identificação com a sua marca;
  • ter as funcionalidades necessárias para trabalhar com marketing de conteúdo (como formulário para captura de informações do lead).

5. Planeje como fazer um blog com conteúdos

O planejamento dos materiais que você disponibilizará para o seu público é fundamental para ter resultados de sucesso. O ideal é desenvolver um calendário editorial a fim de mapear e direcionar a pauta dos conteúdos, além monitorar o andamento de todas as etapas. Defina a frequência de novos conteúdos, lembrando que a produção de materiais para o topo de funil deve ser maior do que para o meio e fundo.

Para descobrir o que o seu público deseja ver, descubra quem é a persona e faça pesquisas para encontrar direcionamentos para as pautas. Uma simples pergunta para seus prospects e clientes sobre o que eles gostariam de ler já traz excelentes insights.

Defina KPIs (indicadores de desempenho) tanto para entender o número de visitantes que você consegue atrair para o blog quanto relacionadas à qualidade desses usuários. Por exemplo, saber qual é a taxa de conversão em leads mostra se o público que você está alcançando realmente se importa com o assunto que você aborda no blog.

6. Invista em divulgação orgânica e paga

Além dos conteúdos do blog, também é preciso pensar em uma forma de ampliar o alcance dos materiais produzidos. Para isso, você pode apostar em divulgações que podem ser orgânicas ou no formato de anúncios pagos. A estratégia orgânica é muito importante, pois não requer o investimento de dinheiro e pode ser executada facilmente.

No próprio calendário editorial, você pode prever chamadas que acontecerão usando as páginas da empresa nas redes sociais, contando para fãs e seguidores que tem conteúdo novo.

Viu como fazer um blog? O mais importante é atrair o público adequado para suas páginas e melhorar as taxas de conversão. Outra vantagem dos blogs é que eles geram segurança e criam autoridade para a marca que assina a produção dos conteúdos.

Se você gostou deste conteúdo, confira um artigo da nossa parceira na produção deste texto falando sobre como vencer a concorrência é fundamental, além de estratégias para sair na frente!

 

Este artigo foi escrito pelos nossos parceiros do Rock Content.

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