[Vídeo] Como fazer um Funil de Vendas matador

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do termo ‘funil de vendas‘ e como ele ajuda a sua empresa, certo? Vamos mostrar no nosso artigo o que é e por que o funil de vendas é tão importante para as suas estratégias de marketing!

Acompanhe o vídeo

[fve]https://www.youtube.com/watch?v=ktDQDHcpngc[/fve]

Como fazer um funil de vendas matador

Já falamos aqui no nosso blog que as pessoas querem menos intrusão da publicidade em suas vidas e desejam que os serviços prestados pelas empresas melhorem a cada dia. Visto isso, as empresas têm a necessidade de atrair os clientes para seus negócios, utilizando técnicas como o Inbound Marketing.

O funil de vendas é um processo de acompanhamento ou condução da jornada de compra das personas, que começa a partir do momento que o cliente toma conhecimento da sua empresa e termina na efetivação da compra. Dividido em etapas, o funil de vendas possui gatilhos que podem ser utilizados para ajudar a empresa na conversão.

A estruturação do funil de vendas é personalizada porque cada empresa tem necessidades diferentes no seu fluxo de vendas e deve ser planejado para facilitar a tomada de decisão. Para articular o seu funil de vendas, você deve segmentar o seu público, porque não vale a pena captar a atenção de pessoas que não tem interesse algum no seu negócio. O processo deve ser escalável e previsível para você acompanhar a tomada de decisão e tornar mais fácil a visualização de um eventual problema no processo.

Topo do funil

O topo de funil é o ponto de partida da jornada de compra, onde a pessoa ainda não sabe exatamente o seu problema ou necessidade. Nesse momento, a sua empresa deve articular maneiras de despertar o interesse da persona e fazê-lo perceber que ele tem um problema e que há maneiras de resolvê-lo.

Nesse momento, a atração dos visitantes é feita pelos seus canais de comunicação, que devem oferecer um conteúdo relevante e de qualidade.

Site

O seu site é a porta de entrada para muitos visitantes e por isso deve ser funcional e moderno. Sites com baixa qualidade e que não são responsivos, ou seja, não se ajustam aos diferentes tamanho de tela, prejudicam a navegação e podem ocasionar no abandono do site. É essencial que você desenvolva essa plataforma pensando no seu SEO (Search Engine Optimization), utilizando as palavras-chave do seu negócio para atrair pessoas que navegam nos buscadores, como o Google.

Blog

O blog é uma das principais ferramentas para você ofertar conteúdo relevante para o seu cliente. O Inbound Marketing veio para ficar e criar textos ricos, com informações corretas e válidas sobre os problemas, dúvidas ou preocupações dos seus clientes

Mídias Sociais

As suas mídias sociais atingem muitos visitantes e precisam ser adaptadas para o público que consome essas redes. Formalidade no Instagram não irá funcionar, por exemplo, porque é uma mídia muito dinâmica. Dentro de cada canal, faça postagens que correspondam às expectativas desse público, sempre relacionando com o seu negócio e, em especial, com o conteúdo criado no seu site.

Meio do funil

O meio do funil consiste no reconhecimento do problema e a busca pela solução. A pessoa já tem a intenção de solucionar a questão mas ainda tem algumas dúvidas e está refletindo sobre qual é a melhor decisão a fazer. É nesse momento que você deve transformar essa dúvida em uma oportunidade de negócio. Utilize call-to-action – chamada para ação -, landing pages e formulários para deixar o seu contato bem visível. Eduque o seu lead com materiais ricos como e-books, vídeos, podcasts para você atingir a conversão do cliente.

Base do funil

Na base do funil o cliente já conhece o seu negócio, sabe que precisa resolver o seu problema e avalia as opções para a aquisição do produto/serviço. É nessa etapa que entra a atuação dos vendedores, que devem convencer a pessoa de que o seu negócio tem diferencial e tem mais valor do que dos concorrentes.

Essas três fases principais do funil de vendas são fundamentais para captar a atenção do seu cliente e levá-lo à compra do seu produto/serviço. Após essa caminhada, você deve desenvolver estratégias para fidelizar esse cliente, mantendo uma proximidade e preocupação.

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