Como ter resultados positivos em suas ações digitais.

Saiu um estudo estes dias que boa parte das ações desenvolvidas pelas empresas nas redes sociais não alcançaram um bom resultado.

Mas o que acontece?

As campanhas digitais/sociais em sua maioria pedem alguma ação do usuário, seja jogar um game, espalhar uma mensagem ou outra.

Tudo isto pede um engajamento e fazer qualquer pessoa executar uma ação para você não é fácil.
Então, ações de marketing digital/sociais não são fáceis, mesmo assim, existem algumas variáveis que podem ajudar:

Relacionamento – Assim como na vida real, as pessoas tem maior tendência em executar alguma ação para outra, se já existe algum relacionamento entre as mesmas. O mesmo acontece no digital.

Uma marca que poucos conhecem e do nada pede alguma ação para usuários da internet terá uma aceitação baixa, se comparado com outra marca que está ativa nas redes, gerando conteúdo relevante e fazendo ações constantes.

Muito difícil que uma primeira ação sua gere um resultado estrondoso, ainda mais se é uma empresa iniciante no digital. Comece com uma campanha simples, gere conteúdo, participe com os usuários e faça outras ações. Com o passar do tempo você construirá uma rede forte e suas campanhas terão melhores resultados.

Facilidade – a ação que você deseja do usuário é fácil? Jogos difíceis que devem ser repetidos várias vezes, formulários cheios de informação ou concursos culturais que pedem grandes produções criativas. Tudo isto é legal, mas quando maior o engajamento solicitado, menor a adesão, ou mais variáveis o usuário irá solicitar.

Pense sempre na idéia do “1click” – toda a ação solicitada deve ser no máximo de um click:
1-click para subir uma foto
1-click para seguir e RT
1-click para gravar um vídeo na webcam
1-click para cadastro

Divulgação – Muitas campanhas erram neste ponto. Acreditando que apenas avisando para os amigos e seguidores a campanha por si só irá se espalhar.

Isto dificilmente acontece. Cada campanha tem um público alvo definido e este muitas vezes não segue o seu perfil, é preciso guardar um pouco da verba para outros meios, sejam eles off-line ou online.

Gosto bastante de painéis CPC para divulgação de promoção. O Adwords/Facebook conseguem me conectar com usuários interessados na ação com um custo muito baixo.
E-mail marketing , um serviço de seeding e a busca por posts de blogueiras também é fundamental.

Criatividade/Ideia – Por último, a variável da ideia comunicada também exerce alta influência sobre o resultado da campanha.

Um mote legal, que tenha uma frase engraçada de ser espalhada ajuda a quebrar barreiras e com certeza trará mais participantes do que apenas o “RT e ganhe”.

Ligar sua comunicação a algo divertido também ajuda muito, pois entretenimento é uma das principais bases do meio digital.

Estas são apenas algumas variáveis importantes em uma campanha, talvez tenham outras, mas estas podem te ajudar a identificar o que falta naquela ação sua que ainda não decolou.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter