Conectando com a mãe moderna: como as marcas podem se comunicar de forma efetiva com esse público em ascensão.

Oportunidades de Marketing para o Público Materno

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o e-commerce, movimentando cerca de R$ 2,2 bilhões em 2019, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Isso demonstra como essa data é uma oportunidade para as marcas, já que o apelo emocional da homenagem às mães reflete em um aumento no consumo. No entanto, as marcas devem estar atentas a como dialogar com um público que está em constante crescimento.

Um público que cresce cada vez mais

Atualmente, as mães representam 33% da população brasileira, o que por si só, demonstra que as marcas nacionais precisam saber como se comunicar com elas. Além disso, as mães são as principais decisores nos hábitos de consumo do ambiente familiar. No entanto, poucas marcas têm sido bem-sucedidas em dialogar com elas atualmente. Elas são mais ocupadas, trabalham mais, mas não querem ser retratadas como super-heroínas. É preciso entender como se comunicar a respeito da maternidade.

Comunicando-se de forma efetiva com a mãe moderna

Para saber como falar sobre e com as mães, é preciso entender o contexto em que a maioria delas vive atualmente. Elas estão cada vez mais ocupando espaços que eram restritos aos homens, e, ainda assim, continuam sendo, em muitos casos, as únicas responsáveis pela criação dos filhos. De acordo com pesquisa do Google, 35% das mães dividem as responsabilidades, mas fazem a maior parte das tarefas. Já 30% são “mães solo”, e somente uma em cada 4 mulheres diz que divide igualmente as tarefas relacionadas à criação dos filhos.

Como reflexo desse cenário, as mulheres tendem a priorizar outras atividades do que o cuidado com elas próprias. As mães não têm se identificado com campanhas publicitárias que retratam contextos distantes de sua realidade. Em contrapartida, as campanhas que mostram as mães enfrentando os desafios da maternidade tendem a gerar maior engajamento. Elas também esperam ser retratadas em contextos fora do formato tradicional de família com pais, mães e filhos.

Comunicação na internet e nos canais digitais

Com o objetivo de superar os medos que envolvem a criação dos filhos e seu desenvolvimento, as mães têm buscado mais informações na internet. Segundo o Google, em média, 8 a cada 10 mães acessam a internet por semana. As informações que elas buscam nos meios digitais são sobre saúde, educação, alimentação/nutrição, etapas de desenvolvimento, produtos/lojas e promoções.

Apesar de buscarem a internet para se informar, é preciso qualificar o diálogo nesses canais. Essas mulheres cada vez mais conectadas se interessam por experiências reais, que tragam mais informação e as ajudem a tomar melhores decisões no cuidado com os filhos e em tudo aquilo que cerca a maternidade. Segundo a Pesquisa Youpper “Mães, Influência e Consumo”, 75% das mães brasileiras conectadas buscam experiências reais sobre o universo materno em blogs, fóruns, redes sociais e vídeos online. Diariamente, 10 milhões de mães acessam o Youtube.

As buscas por vídeos sobre saúde e educação cresceram mais de 500% desde 2015. As mães buscam ajuda para lidar com os diferentes aspectos que envolvem a saúde e a educação dos filhos. Diante desse cenário, há uma oportunidade para as marcas se posicionarem como parceiras nos momentos mais difíceis da jornada materna. No entanto, é necessário ter atenção à necessidade de adotar discursos verdadeiros e honestos.

Conclusão

As mães são um público em constante crescimento e representam uma oportunidade para as marcas. É preciso entender como se comunicar com elas de forma efetiva e genuína, gerando empatia e construindo uma conexão emocional mais forte. Focar apenas no Dia das Mães para dialogar com esse público representa a perda de oportunidades durante todo o restante do ano. As marcas que responderem às suas necessidades e se posicionarem como parceiras na jornada materna estarão em vantagem.

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