Sua empresa investe corretamente em marketing digital? A verba é aplicada em estratégias que derivam do marketing orientado por dados? Se sim, sua empresa está no caminho certo. Se não, você precisa de maturidade digital, assim poderá aumentar seus ganhos e, como consequência, diminuir suas despesas.
Segundo estudo realizado pelo Google, em parceria com o Boston Consulting Group, para medir o nível de maturidade em data-driven marketing de algumas das maiores empresas brasileiras, destaca-se que o investimento correto em marketing aumenta as receitas da organização em até 20% e reduz as despesas em até 30%. Todavia, também relata que o investimento das empresas brasileiras em marketing digital ainda é tímido, em comparação a países como Reino Unido e Estados Unidos.
Mas afinal, o que é o data-driven marketing?
O data-driven marketing, em português marketing orientado por dados, é uma estratégia em que os responsáveis pelo setor de marketing tomam decisões baseadas em dados, além de tirarem proveito disso para embasar novas ações e avaliar possíveis novos cenários para a empresa.
O marketing orientado por dados é importante pois oferece à sua empresa um leque maior de estratégias e de atingir de maneira certeira definições como a do público-alvo, linguagem e conteúdo.
“As vantagens de se trabalhar com dados reais traz ao gestor e às equipes muito mais segurança na hora de desenvolver campanhas e ações estratégias. Na Mercado Binário utilizamos ferramentas de ponta e oferecemos aos clientes a capacidade de antever cenários. Dessa forma, favorecemos a inovação e a manutenção da empresa diante de um mercado extremamente volátil como o que temos vivenciado”, afirma Raphael Lacerda, gestor de projetos e sócio da agência.
Passos para atingir a maturidade no marketing orientado por dados?
O estudo “Uma Perspectiva Brasileira: A Jornada do Marketing Orientado por Dados” definiu seis pontos para que as empresas brasileiras atinjam a maturidade digital no marketing orientado por dados, são eles:
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Conectar os dados:
Integrar os dados do mundo on e offline entre os setores da sua empresa é fundamental para entender com atingir seus consumidores. “Plataformas de gestão e estruturas data lake – repositórios de todos os tipos possíveis de dados em “estado bruto” – são alguns dos caminhos possíveis para chegar a esse objetivo”, destaca o site Think with Google.
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Automação de dados
Um fato crucial é a automação de dados para conseguir conteúdos customizados, segmentando as informações para basear ações e atingir de forma estratégica o público-alvo da sua empresa. As instituições desenvolvidas recorrem a uma ferramenta denominada web analytics capabilities, que é especialista nesse aspecto.
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Métricas acionáveis
As métricas acionáveis são essenciais para valorizar as ações da persona perante os anunciantes durante a jornada de compra. Assim, tudo isso conecta-se com os resultados da empresa, impactando as vendas e os lucros.
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Parcerias estratégicas
Estabelecer parcerias estratégicas é um ponto-chave para auxiliar no desenvolvimento da sua organização no mundo do marketing orientado por dados. Por exemplo, contar com uma agência especialista em inteligência artificial para gerenciar seus anúncios e evoluir sua presença no cenário digital.
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Competências estratégicas
Treinar o setor de marketing e integrá-lo com as diferentes áreas da empresa é estar um passo à frente de diversas organizações. Assim, estará aprimorando a proatividade de seu colaborador.
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Aprender com os erros
Buscar otimizar os planejamentos e a execução dos projetos permite à organização diminuir o tempo de falha e aprendizado. Dessa forma, você obtém uma evolução mais rápida na aplicação de novas ideias.
Portanto, ponderamos a eficácia da maturidade digital e da aplicação do data-driven marketing para evoluir a presença da sua empresa no âmbito digital e, como consequência, otimizar seus lucros, diminuir suas despesas e adquirir uma nova cultura organização, com setores integrados desenvolvendo novos projetos e estratégias.
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