Desvendando o caminho para se tornar uma startup unicórnio

Startup unicórnio: o que é e como funciona

Uma empresa unicórnio ou startup unicórnio é aquela que vale mais de 1 bilhão de dólares. Devido à raridade de um negócio ascender a esse patamar é que foi dada a alcunha que remete à criatura mágica de nossas infâncias. Mas como tudo isso acontece?

Unicórnios existem, e aos montes

O ano é 2013 e o local é Seattle, EUA. Em um evento sobre empreendedorismo, a fundadora da Cowboy Venture, Aileen Lee, afirmou que é extremamente raro uma startup dar bons frutos, tanto quanto existir um unicórnio. Foi aí que o termo, de acordo com o contexto, ganhou vida, traduzindo-se em um negócio extremamente lucrativo e rápido. De acordo com os cálculos de Aileen à época, apenas 0,07% das startups atingiam o patamar de unicórnios. Porém, como já dissemos, esse número está crescendo cada vez mais.

Amostras de uma pesquisa da CB Insights, liberadas em abril de 2019, mostram que, somente no primeiro trimestre de 2019, houve um aumento em 147 no número de unicórnios, apenas nos Estados Unidos da América. Porém, mesmo impressionando, a China chama mais atenção por ter superado os EUA em investimento de startups. É perceptível como essas empresas estão alçando novos voos e expandindo o mercado para que comportem seus investimentos e inovações.

Número de unicórnios impressiona e a tendência é crescer

A segunda década do milênio terminou com mais de 400 unicórnios, trazendo negócios do mundo inteiro em sua lista. Porém, ainda há espaço para ser conquistado nesse cenário? Para muitos, o desafio é manter-se nesse patamar de unicórnio. Alguns dos ícones que atingiram o nível estão caindo, mostrando certa fragilidade na forma de administrar os negócios.

Diante disso, muitos se perguntam: até quando o mote “cresça rápido” será absorvido pelo mercado? Especialistas falam que é uma questão de sustentabilidade. O problema pode ser apontado como uma incompatibilidade cultural das startups na hora de abrir o mercado ao público, recebendo investimentos da bolsa. Com a faixa de inovação estendida como parte essencial do negócio, as startups que fazem IPO enfrentam corpos diretivos tradicionais e o conflito de visões.

A Uber é um ótimo exemplo disso, tendo enfrentado problemas jurídicos sobre discriminação e assédios dentro da empresa. Anos atrás, essas questões mal arranhariam a imagem de um negócio. Em pleno 2020, a sociedade está saturada desses comportamentos e acaba por eliminar gradativamente o consumo. Podemos ver um desenvolvimento da Lyft, BlaBlaCar e outras startups do mesmo segmento da Uber.

Se antes o desafio era crescer, expandir e inovar para atingir o status unicórnio, agora será a vez de ser sustentável enquanto se adéqua às exigências de mercado. Em defesa dessa nova estratégia, reinam as práticas sustentáveis de negócio, visando a que a empresa seja atrativa para novos investidores e consiga flutuar sozinha na terra mágica.

Em busca da terra mágica das startups unicórnios

Segundo levantamento da CB Insights, atualizado em dezembro de 2019, existem 430 startups unicórnios ao redor do mundo. Podemos perceber a participação ativa de países como a China e EUA, mas Indonésia, Singapura, Índia e Reino Unido também figuram. O Brasil também tem seus representantes no vale mágico. Anteriormente, nós já estávamos presentes com quatro representantes. Em 2019, subiram ao pódio outras duas startups.

O número de unicórnios cresce cada vez mais, porém, o desafio já não é mais como chegar até lá, mas sim como manter-se na categoria. Com a queda de ícones do setor de inovação em startups, muitas companhias aspirantes aprendem com os erros de suas parceiras. Uma das lições valiosas é o propósito social da marca e o fomento da inovação vinculada à diversidade.

Para superar a possível maré de azar que vem com o estouro da bolha da economia compartilhada, muitas companhias passam a investir em novas estratégias para inovar e atingir novos públicos. Elas entendem que, assim, conquistarão mais espaço e se tornarão sustentáveis.

Conclusão

As unicórnios atuam em diferentes negócios, mas todas têm um ponto em comum: a novidade. Para atingir o patamar de startup unicórnio, é preciso inovar e ser sustentável. As empresas que conseguem isso são as que conquistam o mercado e se tornam líderes em seus segmentos. No entanto, manter-se na categoria é um grande desafio, que exige uma gestão eficiente e atenta às demandas do mercado e da sociedade. O futuro das startups unicórnios dependerá de como elas lidarão com esses desafios.

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